Romária Siqueira, de 23 anos, é moradora de São Sebastião, no Distrito Federal, e a sua família é uma das 13,9 milhões que terão a renda complementada pelo Bolsa Família neste mês de agosto. Ao sacar o benefício desta vez, porém, a auxiliar de cozinha notou uma mudança: em seu extrato constava a data do saque para o mês seguinte. “Vai facilitar muito para mim. Antes eu precisava vir várias vezes à lotérica para saber quando meu dinheiro estaria disponível”, conta.
A CAIXA passou a informar no extrato do Bolsa Família a data do próximo pagamento. A necessidade foi percebida em uma pesquisa feita pelo banco com beneficiários do programa. “Muitos deles contaram que preferiam sacar o benefício em lotéricas para que os atendentes anotassem a data do próximo pagamento no comprovante de saque”, explica Roberto Barreto, diretor executivo do Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais.
Além de informar o valor pago e a data do próximo pagamento, o comprovante de saque do Bolsa Família também traz mensagens específicas para o beneficiário. Ele avisa, por exemplo, se há necessidade de atualizar informações no Cadastro Único, se algum familiar descumpriu condicionalidades de saúde e educação, se o benefício está bloqueado e, se estiver, o motivo do bloqueio. Este mês, além de eventuais mensagens específicas, os beneficiários estão recebendo um aviso geral sobre o início do acompanhamento de saúde do programa. “O extrato do Bolsa Família serve como um canal de comunicação direta com o beneficiário”, diz Barreto.
Confira o calendário 2015 do Bolsa Família
O beneficiário continua podendo se informar sobre a data do próximo pagamento por meio de calendários afixados nos locais de saque do Bolsa Família ou pelo telefone 0800 726 0207. Para identificar a data do pagamento no calendário, o beneficiário precisa verificar qual o último número do NIS no cartão do Bolsa Família e conferir o mês e o dia de pagamento no calendário.
Na imagem abaixo, o destaque em amarelo traz o exemplo de uma família com o NIS do titular do cartão terminado em 4. Assim, basta identificar o número 4 na coluna à esquerda e ler a linha até o final para saber todas as datas de saque do benefício.
O Bolsa Família é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada. Em agosto, por exemplo, os pagamentos começaram no dia 18 e seguem até o dia 31. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias.