Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
17/10/2016 18h35 - Atualizado em 18/10/2016 13h22
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

CAIXA Cultural Rio de Janeiro abre exposição inédita “Sankofa: Memória da escravidão na África”

Mostra interativa lança novo olhar sobre os lugares de memória do tráfico de escravos

Rio de Janeiro, Cultura

Exposicao-Sankofa-Caixa-Cultural-RJ-2016.jpgA CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir desta terça-feira (18), a mostra Sankofa: Memória da escravidão na África, resultado da viagem afetiva do fotógrafo e designer gráfico Cesar Fraga, que percorreu nove países africanos para investigar suas próprias origens.

Em 60 dias, Cesar Fraga documentou a cultura e o cotidiano de comunidades de Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau, Gana, Togo, Benim, Nigéria, Angola e Moçambique – “lugares de memória” da escravidão. Desses países, saiu boa parte dos 11 milhões de homens e mulheres feitos cativos, quase metade tendo o Brasil como destino, ao longo de 350 anos.

A exposição Sankofa é interativa: reúne 54 fotos impressas em papel algodão, conta com textos sobre as características de cada país visitado e traz o mapa africano plotado no piso da Galeria 1. Sobre os nove países, totens multimídia exibem imagens das cidades percorridas pelo fotógrafo, num total de 250 itens. A coluna central da galeria será coberta por uma imagem gigante do Oceano Atlântico, e os visitantes poderão colocar mensagens dentro de garrafinhas plásticas e jogá-las dentro de uma gaveta de acrílico colada a esta parede, como se fossem lançadas ao mar. Estas mensagens serão entregues posteriormente a crianças dos países africanos contemplados na exposição.

Origens
Bisneto de uma beneficiária da Lei do Ventre Livre, Cesar Fraga se aproximou desse universo durante um ano sabático na África do Sul. Lá, percebeu a necessidade de dar sua contribuição para encurtar a distância cultural que separa o Brasil do continente africano. “Grande parte do povo brasileiro vem da mistura entre colonizadores brancos, indígenas nativos e negros trazidos à força da África. Referências europeias não faltam, basta ligar a TV. Mas há muito ainda a se descobrir sobre nossos ancestrais índios e negros, os grandes silenciados da história. Foi assim que nasceu o projeto Do outro lado”, conta o fotógrafo.

Sankofa é um mítico pássaro africano de duas cabeças, que, segundo a concepção nativa, simboliza voltar ao passado para dar outro sentido ao presente. Sankofa: Memória da escravidão na África é o resultado dessa busca, que trouxe registros socioculturais ainda intactos daquele que é um dos episódios de deslocamento forçado mais violentos do mundo.

A exposição foi montada com fotografias do livro Do outro lado, que resultou da expedição de Fraga, documentando a cultura e o cotidiano das localidades visitadas e, por vezes, sua correlação próxima com os hábitos no Brasil, numa perspectiva contemporânea. A obra traz textos da escritora mineira Ana Maria Gonçalves, que desenvolve estudos sobre identidade afrodescendente, e do historiador Maurício Barros de Castro. Os dois também colaboraram com o professor e escritor João Reis, que elaborou o roteiro da viagem. Parte desse conteúdo foi publicada no caderno Somos todos África (Jornal Extra, 2014), o que rendeu ao fotógrafo um prêmio de excelência pela Society for News Design (SND).

Serviço
Exposição Sankofa – Memória da escravidão na África
CAIXA Cultural Rio de Janeiro (Av. Almirante Barroso, 25, Centro)
De 18 de outubro a 22 de dezembro de 2016
Entrada franca
Mais informações: (21) 3980-3815
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Visitas mediadas e agendamentos: (21) 3980-4898 | agendamento@gentearteirarj.com.br
Classificação indicativa: 12 anos

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📸 O ano de 2018 entrou para a história da @EscolaBolshoi no Brasil. Ao todo, 5.873 candidatos se inscreveram para a… https://t.co/aNngedTXxr
    10 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    💲@CAIXA complementa o portfólio de serviços para empresas que atuam no comércio exterior. O gerente nacional de Ges… https://t.co/rPK02cwGNu
    22 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📸 Neste fim de semana, em Joinville (SC), mais de 800 candidatos de todo o Brasil e também da Argentina passam por… https://t.co/6sYgbMEFJG
    2 dias atrás