Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
16/02/2017 11h30 - Atualizado em 16/02/2017 16h19
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

​Copa Verde 2017: lançamento oficial do torneio de futebol sustentável acontece amanhã, em Macapá

Em disputas preliminares, Ceilândia (DF) garantiu a primeira de duas vagas para a primeira fase do campeonato entre 16 clubes das regiões Norte e Centro-Oeste

Macapá, Esporte

copa-verde-interna-01.jpgO lançamento oficial da Copa Verde 2017 acontece amanhã (17) no Palácio do Governo da cidade de Macapá (AP). A primeira fase está marcada para começar em 5 de março, após o encerramento das disputas preliminares neste sábado.

Assim como em 2016, o campeonato levantará novamente a bandeira do Carbono Zero, com ações de compensação das emissões de gás carbônico e de preservação do meio ambiente.
O protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações socioambientais foi assinado nesta quarta-feira (15), em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, o vice-presidente da CBF, Antônio Nunes, e o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

Também haverá a entrega do Troféu Vivo às duas equipes finalistas – uma muda de árvore para ser plantada no clube; o concurso de redações para estudantes sobre a conscientização ecológica e a presença nos jogos do Vermelhão, mascote oficial do campeonato inspirado na arara-vermelha-grande, animal ameaçado de extinção original dos estados participantes do torneio.

Como em 2016, primeira edição com as ações sustentáveis, os torcedores poderão trocar garrafas PET’s por ingressos para os jogos do campeonato. No ano passado foram quase duas toneladas de garrafas arrecadadas para quatro cooperativas do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos.

Patrocinada pela CAIXA desde 2014, a Copa Verde entra em sua quarta edição em 2017, com a final marcada para 17 de maio. O vencedor da competição garante acesso direto à Copa do Brasil de 2018.

Serão 18 clubes de 9 estados das Regiões Norte e Centro-Oeste mais o Espírito Santo: Atlético e Galvez, do Acre; Fast Clube e Nacional, do Amazonas; Paysandu, Remo, Águia de Marabá e Santos, do Pará; Rondoniense, de Rondônia, São Raimundo, de Roraima; Tocantins Esporte Clube, do Tocantins; Cuiabá e Luverdense, do Mato Grosso; Sete de Setembro e Operário Futebol Clube, do Mato Grosso do Sul; Ceilândia e Luziânia, do Distrito Federal; e Rio Branco, do Espírito Santo.

Fase preliminar
Saiu no último fim de semana a primeira equipe a garantir vaga na primeira fase da Copa Verde 2017. Após empatar o jogo de ida da fase preliminar por 1 a 1 contra o Sete de Setembro, em Dourados (MS), o Ceilândia (DF) se impôs dentro de casa, no Estádio Abadião, e superou o atual campeão sul-mato-grossense por 3 a 0.

2017-02-16_copa-verde-interna-02.jpg“Tivemos uma atuação consistente e equilibrada. Ainda estamos  em evolução  e temos muito  a crescer. Mas estamos  muito  felizes  por termos avançado na Copa Verde, que nos dará uma projeção nacional maior”, disse o técnico da equipe candanga Adelson de Almeida.

O próximo jogo do Ceilândia acontece no dia 5 de março, também em casa, contra o Luverdense (MT), melhor time posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2017. Para os primeiros jogos de ida e volta da próxima fase, Almeida está confiante.  “Como estamos em ascensão dentro da temporada que se inicia, acredito que possamos fazer bons jogos contra o ótimo time da Luverdense. Pelo que conheço da nossa equipe, temos condições de avançar”. 

A segunda vaga em disputa na fase preliminar será definida entre os times Galvez (AC) e Nacional (AM). A partida de ida, em 29 de janeiro, no Estádio Florestão, em Rio Branco (AC), terminou empatada em 1 a 1. Neste sábado (18), o Nacional recebe a equipe acreana às 15h30, horário local, no estádio Gilbertão, em Manacapuru (AM).

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes