Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
16/03/2017 08h00 - Atualizado em 21/03/2017 15h41
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

​800 atletas competem nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017

Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro recebe a competição entre 19 países. Brasil liderou o quadro de medalhas da última edição, em 2013

São Paulo, Esporte

2017-03-15_parapan-de-jovens-interna-01.jpgAs delegações de atletas de 19 países começam a chegar à capital paulista nesta quarta-feira (15) para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A competição entre cerca de 800 atletas, com idades entre 13 e 21 anos, será sediada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, de 20 a 25 de março.

A programação inclui disputas em 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. O acesso às competições no CT Paralímpico, que fica na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, ao lado do São Paulo Expo, será gratuito, sujeito a lotação dos espaços.

Pela delegação brasileira, foram convocados 172 atletas que disputarão todas modalidades. Na última edição, em Buenos Aires, Argentina, o Brasil liderou o quadro de medalhas do Parapan de Jovens 2013, com 209 pódios, sendo 102 de ouro.

“Como a maior delegação e o país-sede dos Jogos de São Paulo 2017, esperamos mais uma vez alcançar o topo do quadro geral de medalhas, como já aconteceu nas edições de Buenos Aires 2013 e Bogotá 2009”, destacou Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB. “Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens representam um estágio fundamental de desenvolvimento na carreira das nossas jovens promessas, que podem, daqui a três anos, brilhar na Paralimpíada de 2020”, disse Parsons.

Lorena Spoladore, do atletismo, é um dos exemplos de atletas que se destacaram no Parapan em Buenos Aires e três anos depois tornou-se medalhista nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, bronze no salto em distância, classe T11 (cego total).  “Foi uma das primeiras competições internacionais que fiz e acho que tem total importância para os atletas, porque o faz sentir como é estar em alto nível. É fundamental também para a renovação dos países”, disse a atleta, hoje com 21 anos.

2017-03-15_parapan-de-jovens-interna-02.jpgAlém da experiência de competir com adversários fortes, em uma competição internacional semelhante ao Parapan adulto, Verônica Hipólito, mais uma medalhista do atletismo na Rio 2016, destaca a parte festiva do evento, uma oportunidade para conhecer atletas de diferentes países.

“O Parapan é a experiência que os jovens podem ter mais próxima ao que é um Parapan adulto ou até mesmo uma Paralimpíada. É onde se reúnem diversos atletas de muitas modalidades, países e há uma preparação específica para a competição”, explica Verônica, medalhista paralímpica de prata nos 100m T38 (paralisia cerebral) e bronze nos 400m. “No Parapan de Jovens criei grandes laços de amizade com atletas de fora e aqui do Brasil. É uma experiência muito divertida”.

A macaca bugio Mona – macaca, em espanhol, é a mascote dos Jogos e já motiva o público nas redes sociais. A espécie pode ser encontrada na área de preservação que fica logo ao lado do CT Paralímpico. Acompanhe as dicas da Mona e notícias do Parapan de Jovens São Paulo 2017 nas redes: hotsite saopaulo2017.com; facebook.com/YouthParapan; instagram.com/2017saopaulo; twitter.com/2017saopaulo

Apoio ao paradesporto
Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017 contam com o patrocínio das Loterias da CAIXA, patrocinadora oficial do paradesporto desde 2004. O investimento para incentivar o crescimento do paradesporto nacional vem dos recursos do Fundo para o Desenvolvimento das Loterias (FDL).

Atualmente, as modalidades paralímpicas patrocinadas pelas Loterias da CAIXA são: atletismo, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, halterofilismo, natação, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo, vela e vôlei sentado.

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    .@CAIXA registra crescimento de 35% na contratação de crédito rural no início da safra 2017/2018… https://t.co/i14c77rVX4
    21 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎥 Conheça a linha de crédito @CAIXA Produlote e os requisitos para contratação. https://t.co/fKS2bPIPkl
    67 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Acumulou! Nesta terça-feira (26), #DUPLASENA pode pagar o prêmio de R$ 3,3 milhões: https://t.co/qOgexGnDJp
    82 minutos atrás