Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
20/04/2017 10h00 - Atualizado em 20/04/2017 10h05
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

Oficina de Introdução à Eletrônica para Artistas na CAIXA Cultural São Paulo

Artistas com pouco ou nenhum conhecimento em eletrônica podem participar. Inscrições até 21 de abril

São Paulo, Cultura

CAIXA-Cultural-Sao-Paulo-Oficina-de-Eletronica-para-Artistas-interna-01.jpgA CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 26 a 30 de abril (quarta-feira a domingo), a Oficina de Introdução à Eletrônica para Artistas, que será ministrada pelo artista plástico, músico e ator Helder da Rocha. O curso é gratuito, com vagas limitadas, e tem como objetivo transmitir conhecimentos práticos do uso de recursos de luz, ritmo, som, magnetismo e movimento, em suas obras de arte, por meio da construção de circuitos eletrônicos simples.

O aluno terá uma introdução abrangente dos fundamentos da eletrônica, e aprenderá a construir circuitos interligando, de forma segura, baterias, fios e componentes, além de fazer medições e solda. Serão usados apenas componentes individuais de baixo custo, facilmente encontrados em lojas de eletrônica, como: LED diversos, resistências, capacitores, transistores, sensores, motores e circuitos integrados.

Público-alvo
A oficina é voltada principalmente a artistas visuais, cenógrafos, figurinistas, artistas performáticos, arquitetos e designers. Qualquer artista que trabalhe com instalações visuais ou sonoras, e que tenha interesse em utilizar os recursos da eletrônica em suas obras, pode participar.

CAIXA-Cultural-Sao-Paulo-Oficina-de-Eletronica-para-Artistas-interna-02.jpg“A eletrônica oferece inúmeras possibilidades artísticas, que podem ser exploradas por pessoas criativas que tenham conhecimentos mínimos”, comenta Helder Rocha. “Muitos artistas usam circuitos prontos que, muitas vezes, limitam a sua criatividade, por imporem restrições (cores, tensão elétrica, tamanho, formatos)”, completa o professor.

Ele afirma que outros até contratam profissionais para construir circuitos eletrônicos específicos. Porém, os componentes individuais são muito baratos, fáceis de obter, e os princípios são universais. “O conhecimento prático de eletrônica básica irá proporcionar um enriquecimento cultural aos artistas, que ganharão maior flexibilidade, liberdade e recursos criativos para criar suas obras”, finaliza.

Helder da Rocha
Artista plástico, músico, ator e tradutor, Helder da Rocha tem formação acadêmica em engenharia elétrica e mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba, em Campina Grande. É autor de cursos e livros técnicos sobre tecnologia Web, programador, professor em empresas e universidades de todo o país, e palestrante em eventos de tecnologia, desde 1996. Organizou o primeiro evento brasileiro para desenvolvedores de linguagem Java, em Brasília, em 1998 (Java Open Brasil). Escreve para revistas técnicas e é palestrante convidado em eventos de tecnologia no Brasil (JustJava, TDC, Fenasoft, Comdex) e no exterior (JavaOne). É programador de tecnologia iOS (iPhone) associado ao iOS Developer Program da Apple.

Serviço
Oficina de Introdução à Eletrônica para Artistas
CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro), de 26 a 30 de abril (quarta-feira a sábado), das 14h30 às 17h30
Informações: (11) 3321-4400
Classificação indicativa: a partir de 16 anos
Capacidade: 20 participantes
Inscrições gratuitas: www.eletronicaparaartistas.com.br, de 8 a 21 de abril
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    .@CAIXA registra crescimento de 35% na contratação de crédito rural no início da safra 2017/2018… https://t.co/i14c77rVX4
    24 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎥 Conheça a linha de crédito @CAIXA Produlote e os requisitos para contratação. https://t.co/fKS2bPIPkl
    70 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Acumulou! Nesta terça-feira (26), #DUPLASENA pode pagar o prêmio de R$ 3,3 milhões: https://t.co/qOgexGnDJp
    85 minutos atrás