Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
11/05/2017 08h00 - Atualizado em 11/05/2017 08h55
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

Cartões CAIXA: Saiba como funciona a conversão das compras feitas no exterior

Clientes podem optar por converter o valor gasto fora do país pela cotação em reais do dia da compra, sabendo desde o dia da transação o valor a ser pago no vencimento

Brasil, Economia

Cartoes-Credito-CAIXA-Conversao-Compras-Exterior-.jpgOs clientes dos cartões de crédito da CAIXA não precisam esperar a data de fechamento da fatura para saber exatamente o quanto vão pagar pelas suas compras no exterior. Desde o fim do ano passado, com a publicação da Circular do Banco Central nº 3.813, eles podem optar por converter o valor gasto fora do país pela cotação em reais do dia de cada compra, sabendo desde o dia da transação o valor a ser pago no vencimento.

“O novo modelo traz o valor convertido no dia da transação”, explica Márcio Recalde, diretor executivo de Cartões e Meios de Pagamento Eletrônicos da CAIXA. “Muita gente evitava usar o cartão de crédito no exterior justamente porque não sabia o quanto iria vir cobrado na fatura.”

A conversão pela data da compra é opcional. “Os clientes que preferirem podem continuar utilizando a cotação da data do pagamento”, diz Recalde. A escolha deve ser feita no momento da liberação do cartão para uso internacional, exclusivamente pela central de atendimento dos Cartões CAIXA – em breve, a opção poderá ser feita pelo aplicativo Cartões CAIXA. Uma vez escolhida a forma de conversão, o cliente só poderá mudá-la novamente depois de 90 dias. A regra também vale para compras feitas pela internet em sites de outros países.

Pela Circular do Banco Central, os bancos não são obrigados a oferecer a conversão dos gastos no exterior pela cotação em reais do dia de cada compra. “A CAIXA sai na frente ofertando a seus clientes as duas opções para a conversão das transações internacionais”, afirma Recalde. 

Habilitação
Por medida de segurança, os cartões de crédito da CAIXA são bloqueados para utilização no exterior. Para usá-los em outros países ou sites estrangeiros, o cliente precisa habilitar a função de compras e saques internacionais por meio do aplicativo ou da central de atendimento dos Cartões CAIXA. A opção está disponível para as variantes Internacional, Gold, Platinum, Infinite e Black.

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes