Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
26/07/2017 11h00 - Atualizado em 26/07/2017 13h19
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

Mobile banking: Brasileiros usam cada vez mais o celular para transações bancárias

Relatório divulgado pelo Banco Central mostra que os dispositivos móveis já respondem por 28% das transações bancárias no país

Brasil, Economia

Mobile-Banking-Brasileiros-Usam-Cada-Vez-Mais-Celular-Transacoes-Bancarias-Amanda-Miller-.jpgO relatório Estatísticas de pagamentos de varejo e de cartões no Brasil, divulgado pelo Banco Central no início deste mês, mostra que os dispositivos móveis já respondem por 28% das transações bancárias no país – em 2015, essa participação era de 19%. A taxa de crescimento das operações feitas via mobile banking, segundo o Bacen, vem sendo de 40% a 50% ao ano. "É um caminho sem volta", define a especialista em coolhunting (pesquisa e análise de tendências) Amanda Miller. "O uso do smartphone veio para mudar a nossa vida para melhor.”

Proprietária de uma consultoria em Brasília (DF), Miller explica que o número de pessoas com acesso à internet via celular no Brasil quintuplicou em três anos, passando de 20 milhões para mais de 100 milhões. "Em média, o brasileiro acessa o celular 150 vezes por dia, seja para ler mensagem, fazer ligação ou consultar alguma coisa", diz. "As pessoas querem resolver tudo na palma da mão.”

O aumento no uso de dispositivos móveis em transações bancárias, afirma a especialista em coolhunting, seria reflexo dessa mudança de comportamento. “É o espelho de uma população adaptada, que aprendeu e que gosta de utilizar a ferramenta. O cliente bancário quer fazer todas as suas transações em um único aparelho", resume.

Pesquisa-Febraban-Tecnologia-Bancaria-2017-Uso-Mobile-Banking.jpgPesquisa Febraban
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apresentou, em maio, o resultado da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2017. O estudo realizado pela Deloitte com os 17 principais bancos brasileiros revelou que o uso do mobile banking quase dobrou em 2016, passando de 11,2 bilhões de transações para 21,9 bilhões.

Considerando-se apenas as transações com movimentação financeira, o crescimento foi ainda maior: saltou de 500 milhões para 1,2 bilhão, alta de 140%. O número de contas que usam o recurso também apresentou alta: saiu de 33 milhões para 42 milhões. A pesquisa identificou também que 9,5 milhões de clientes do mobile banking são heavy users – fazem mais de 80% de suas transações bancárias por esse canal.

Veja também
Mobile Banking CAIXA dobra o número de usuários em sete meses

Mobile banking: Promoção Digite CAIXA distribuiu R$ 1 milhão em prêmios

Vídeo: Conheça a história do Cláudio Martins com o app CAIXA

Áudio: Dobra o número de clientes que utilizam o Mobile Banking CAIXA

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes