Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
18/08/2017 15h00 - Atualizado em 18/08/2017 15h27
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

​Corretores credenciados podem fazer venda direta de imóveis da CAIXA

Editais regionais para credenciamento de profissionais e empresas estão abertos em todo o Brasil

Brasil, Economia

2017-08-16_X-imoveis-interna.jpgConvênio firmado pela CAIXA e o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) permitiu a abertura de editais de credenciamento, a partir deste mês, em todos os estados e no Distrito Federal para que corretores de imóveis possam atuar na venda direta de imóveis retomados do banco.

O Cofeci estima que há mais de 370 mil corretores e 60 mil imobiliárias aptos a se credenciar para poder auxiliar a CAIXA na venda dos milhares de imóveis em todo o Brasil que foram retomados por falta de pagamento dos antigos donos. Na prática, eles podem vender os imóveis da CAIXA diretamente e ajudar os interessados a concluir o processo de compra.

Para ser habilitado a comercializar os imóveis adjucados, o corretor deve ler o edital de sua região no site www.caixa.gov.br/compras-caixa e realizar o credenciamento na unidade da CAIXA indicada. Caminho no site: no quadro azul Compras da Caixa, clicar em Licitações Instauradas, em seguida escolher a região de abrangência mais próxima para acessar os editais abertos.

A intermediação dos corretores não traz qualquer custo ao mutuário. Os profissionais serão remunerados com 5% do valor da venda, arcados pelo dono do imóvel, no caso, a CAIXA, como já ocorre tradicionalmente no mercado imobiliário brasileiro.

2017-08-16_corretores-caixa-interna-01.jpgTanto as imobiliárias quanto os corretores que tenham credenciamento aprovados serão autorizados apenas a comercializar os imóveis da CAIXA que estão em venda direta. São casas e apartamentos que já passaram por leilão ou concorrência pública e não encontraram compradores, sendo, então, liberados para a venda direta ao consumidor.

Todos os imóveis da CAIXA em venda direta estão expostos no site (X) Imóveis. No portal, o cliente pode ter acesso a detalhes da casa ou apartamento e agendar uma visita caso o imóvel esteja desocupado. A partir de agora, ele também tem a opção de ir a uma imobiliária ou procurar um corretor para iniciar o processo.

"São imóveis mais acessíveis", dizem os corretores
Meire Regina de Jesus, 43 anos, comercializa os imóveis da CAIXA desde 2012. Ela, que trabalha como corretora há 13 anos em São Paulo, diz que a experiência tem sido muito boa. "As pessoas se interessam por imóveis adjudicados (transferidos do seu proprietário para um credor) por serem bens que atendem suas condições financeiras e com isso conseguem realizar o sonho da casa própria", diz.

Segundo a corretora, todas as vendas são efetivadas diretamente na sua empresa, já que atua também como correspondente CAIXA Aqui. Meire relata que já comercializou muitos imóveis da CAIXA, principalmente apartamentos, e que nos últimos dois anos houve um aumento de mais de 70% nas vendas. "Nesse período, a CAIXA começou a divulgar mais as imobiliárias credenciadas", explica.

2017-08-16_corretores-caixa-interna-02.jpgO corretor de imóveis Manoel Alexandre Rodrigues de Andrade, 42 anos, diz que a maioria dos clientes na imobiliária se interessam pela compra de casas. Segundo ele, hoje, todos os imóveis comercializados pela imobiliária são da CAIXA. "As pessoas se interessam porque tem um preço mais acessível, chega a 40% abaixo do preço de mercado", relata. O corretor de São Paulo, que trabalha na área há 22 anos, explicou que se credenciou na CAIXA no primeiro Feirão que foi realizado pelo banco e que desde então já vendeu cerca de 700 imóveis.

Há 17 anos comercializando imóveis da CAIXA, João Batista de Souza, 62 anos, confirma que seus clientes se interessam muito pelos imóveis da CAIXA. "Como hoje em dia vivemos em uma sociedade contemporânea, as pessoas dão preferência a apartamentos e casas em condomínios. Já os que moram em cidades do interior preferem casas", explica. O consultor imobiliário de Barueri (SP) diz que durante todos esses anos vários imóveis foram comercializados: "Ajudamos a tornar realidade os sonhos de nossos clientes".

Leia também:

Feirão CAIXA 2017: Saiba como funciona a venda de imóveis próprios do banco

Feirão CAIXA 2017 tem estande para venda de imóveis próprios do banco

Feirão CAIXA 2017: Imóveis do banco são opção para moradia ou investimento

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Mundiais Paralímpicos de Natação e Halterofilismo 2017 Cidade do México ganharam nova data. Confira: https://t.co/rQug0m3GAt
    12 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a #CAIXACultural Brasília promove espetáculo que enaltece o samba e a c… https://t.co/iKnXt6iex1
    17 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Nadadora paralímpica tricampeã mundial @edeniagarcia passa a competir na classe S3. Conheça a história: https://t.co/bEibQs9IWP
    71 minutos atrás