Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
10/10/2017 14h00 - Atualizado em 10/10/2017 14h10
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

"Bonequinha de pano" é destaque na CAIXA Cultural Fortaleza

Inspirado na obra de Ziraldo, o espetáculo apresenta de forma lúdica e divertida as transformações da infância. Projeto acontece de 12 e 15 de outubro de 2017

Fortaleza, Cultura

​A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 12 a 15 de outubro de 2017, o espetáculo teatral infantil Bonequinha de Pano, que apresenta ao público, de maneira sensível e bem humorada, as aventuras e as transformações que se vive durante a infância. Produzida pela Thor Produções e Destemperados, ambas de Porto Alegre, e direção de Dilmar Messias, a peça traz a história da Boneca Pitucha, que vive no sótão da casa da vovó desde que sua dona, a menina Leninha, cresceu e parou de brincar com ela.

Certo dia, Leninha acorda com uma movimentação diferente na casa, cujos sons a fazem lembrar do tempo em que brincava com as crianças. A partir daí, ela revive diversos acontecimentos de sua trajetória como boneca de pano, revelando as etapas do crescimento da menina Leninha, sua relação com os pais, com a avó, com os primos e os fatos da vida e suas consequências.

Por meio da visão da Boneca, o espectador é conduzido ao passado e revive, de forma delicada, as transformações da menina e das crianças que com ela conviviam. O tempo transcorre e a história apresenta o reencontro da Boneca com a sua menina, vinte anos depois, e a reflexão de Leninha sobre o ciclo da vida, com a simplicidade e a beleza de seus encontros e desencontros. O humor e a poesia na ludicidade da interpretação, a partir de um trabalho de pesquisa no teatro narrativo, na oralidade e nas formas animadas, prometem emocionar o público de todas as idades.

2017-10-10_mateus-eboli-interna-02.jpgBonequinha de Pano é um texto escrito para teatro por Ziraldo, um dos mais conhecidos e conceituados autores de literatura infantil e infanto-juvenil brasileira. Ele tem em sua trajetória a autoria de clássicos como O Menino Maluquinho, Flicts, Uma Professora Muito Maluquinha, entre tantos outros sucessos, que são reconhecidos e apreciados por crianças e adultos até hoje.

Teatro e inclusão

As sessões dos dias 12/10, às 15h, e dia 13/10, às 16h, contará com a audiodescrição do espetáculo, de modo a promover a acessibilidade e a democratização de acesso de deficientes visuais e portadores de baixa visão às diversas manifestações do fazer cultural, conforme o disposto no art. 46 do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999.

Oficina

Paralelamente às sessões do espetáculo, o grupo oferecerá a oficina Da imaginação a Ação, voltada para crianças e jovens que tenham o interesse de conhecer e/ou aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre o teatro. Na aula, serão desenvolvidos exercícios corporais, vocais, improvisação e criação de cenas, levando os participantes a uma experiência mais ampla do fazer teatral, conduzindo-os a desvendar os espaços imaginários, onde o ator trabalha. O encontro, ministrado por Renata de Lélis, propõe uma experiência lúdica e criativa, para quem quer ser ator e também para quem quer saber mais sobre essa arte.

A Oficina Da Imaginação a Ação, que acontecerá na sala de ensaio da CAIXA Cultural Fortaleza, será divida por faixa etária. No dia 12/10, das 9h às 12h, a aula será para o público de 06 a 10 anos. Já no dia 14/10, também das 9h às 12h, será a vez dos alunos de 11 a 16 anos. As inscrições podem ser feitas pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br, entre os dias 2 e 10 de outubro. Vagas limitadas: até 20 alunos por turma.

2017-10-10_mateus-eboli-interna-01.jpgFicha técnica

Texto: Ziraldo
Direção: Dilmar Messias
Elenco: Renata de Lelis
Cenário e figurinos: Daniel Lion
Trilha sonora e coreografias: Maninha Pedroso
Letras das músicas: Ziraldo e Maninha Pedroso
Participação nos arranjos: Duda Follmann
Voz nas músicas: Adriana Deffenti
Efeitos, gravação e mixagem: Edu Eboli
Iluminação: Fernando Ochoa
Confecção de figurinos: Lígia Rigo
Bonecas e adereços: Tânia de Castro
Ilustrações do livro: José Alessandro
Projeto gráfico: MAINQUEST
Fotos: Mateus Eboli
Produção: Lutti Pereira
Realização: Destemperados Produções Artísticas

Serviço

Bonequinha de Pano, na CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Data: 12, 13, 14 e 15 de outubro de 2017
Horários:
Quinta, 12/10: 15h e 17h (2 apresentações) – Audiodescrição na apresentação de 15h
Sexta, 13/10: 16h - com audiodescrição
Sábado, 14/10: 17h
Domingo, 15/10: 17h
Duração: 55 minutos
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação indicativa: Livre
Vendas 02h antes de cada espetáculo.
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Oficina: Da Imaginação a Ação
Data: 12 e 14 de outubro de 2017
Horário: 9h às 12h
Inscrições: entre os dias 2 e 10 de outubro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 06 a 10 anos (aula no dia 12/10) e 11 a 16 anos (aula no dia 14/10)
Capacidade: 20 participantes, por turma

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    De 26/10 a 22/12, a #CAIXACultural do Rio de Janeiro apresenta a exposição “A Construção do Patrimônio”: https://t.co/ib8lWsCF81
    45 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📽️ Você sabe como apostar na #MEGASENA? Acertando seis, dos sessenta números, você pode ficar milionário! https://t.co/7na5pRGpW4
    2 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Com curadoria de Roberto Conduru, mostra “Negros Indícios” expõe trabalhos de 12 artistas afrodescendentes na… https://t.co/XdKiD41j3s
    2 horas atrás