Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
05/01/2018 08h00
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

​Exposição sobre a construção do patrimônio no Brasil chega à CAIXA Cultural São Paulo

Mostra reúne mais de 150 obras de acervos do país e propõe uma reflexão sobre a importância da preservação do patrimônio

São Paulo, Cultura

2018-01-04_exposicao-patrimonio-interna-01.jpgA CAIXA Cultural São Paulo recebe, de 10 de janeiro a 4 de março, a exposição A Construção do Patrimônio, que apresenta um panorama da história das políticas públicas de preservação do Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de patrimônio. Realizada pelo Instituto Pedra, a mostra reúne mais de 150 obras, entre documentos raros, quadros, esculturas e mobiliários.

O projeto tem curadoria de Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e faz parte da programação das comemorações dos 80 anos de existência do IPHAN, uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação e à promoção do patrimônio cultural na América Latina.

Dentre o acervo exposto, destacam-se registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lucio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger e uma réplica de Aleijadinho. Além de um importante acervo documental do IPHAN dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, a exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), Casa de Juscelino, entre outros.

2018-01-04_exposicao-patrimonio-interna-02.jpgPara o curador, a exposição convida o público a refletir sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e artístico do Brasil e também desperta questionamentos sobre desafios do país. “Uma reflexão sobre a ideia de patrimônio pode ser uma das mais potentes metáforas dos brutais desafios que vivemos no nosso tempo, diante da dificuldade e necessidade de projetar o nosso futuro”, ressalta.

A abertura do evento será terça-feira (9), com a presença de Luiz Fernando de Almeida, que conduzirá o público pela exposição. No dia 1° de fevereiro, o curador voltará a receber o público para uma visita guiada. Na ocasião, também será realizado um debate com a participação de Anna Beatriz Galvão, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.

Instituto Pedra
O Instituto Pedra é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos com base em São Paulo. Fundado em fevereiro de 2013, o instituto desenvolve projetos no campo do patrimônio cultural. Seu objetivo é realizar intervenções e leituras que valorizem este patrimônio, gerando conhecimento com enfoque integrado, considerando as suas dimensões simbólica, material e territorial. Para mais informações, acesse o site www.institutopedra.com.br.

Serviço
Exposição A Construção do Patrimônio
CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro
Abertura: 9 de janeiro (terça-feira), às 19h, com a presença do curador
Visitação: de 10 de janeiro a 4 de março, de terça a domingo, das 9h às 19h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: (11) 3221-4400

Visita guiada com o curador Luiz Fernando de Almeida
1° de fevereiro, quinta-feira, às 18h

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🔈 Últimos dias para se inscrever na Maratona @CAIXA Beto Carrero. A 11ª edição da competição será no dia 4 de agos… https://t.co/n3xulY0KL1
    2 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🖼️ A #CAIXACultural Recife apresenta a mostra “Armorial: da Pedra do Reino ao Ponteio Acutilado”. A exposição fica… https://t.co/zWxpKpaFqT
    3 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🏃 A 11ª edição Maratona CAIXA Beto Carrero está marcada para o dia 04 de agosto e as equipes tem até dia 20 de julh… https://t.co/C5r3bxd6Xm
    3 dias atrás