Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
10/01/2018 16h40
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

CAIXA Cultural Curitiba realiza oficinas de verão para crianças e adultos

Serão 25 oficinas gratuitas e de programação variada do projeto Gente Arteira

Curitiba, Cultura

2018-01-10_oficinas-curitiba-interna-01.jpgA equipe de arte-educadores da CAIXA Cultural Curitiba montou uma programação especial para atender crianças, adolescentes jovens e adultos nesse período de férias, dentro do projeto Gente Arteira. Serão realizadas 25 oficinas, entre os dias 17 de janeiro e 4 de fevereiro, com temas nas mais variadas áreas de interesse, como dança com bebês; desenho de moda; documentário poético; maquiagem drag; criação de HQs e mangás; confecção de dedoches (fantoches para dedos); criação de máscaras e muito mais.

Todas as oficinas são realizadas na sede da CAIXA Cultural Curitiba ou têm início a partir desse local (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro). Em algumas oficinas, a inscrição pode ser feita no local, por ordem de chegada. Mas a maioria depende de inscrição por e-mail dentro de um período determinado. Então, é importante estar atento aos prazos.

A maioria das oficinas oferece 15, 20 ou 25 vagas. Já a palestra O croqui de moda como linguagem e estilo dispõe de 50 vagas; enquanto a oficina Tudo o que você queria saber para se tornar um Youtuber oferece 120 vagas e será realizada no Teatro da CAIXA em função do tema, que atrai cada vez mais adolescentes, jovens e adultos. Confira as informações sobre cada uma das oficinas, por ordem de data de realização:

Oficina Ciranda – Dança com bebês
A ciranda tem como objetivo reunir pais e mães para criar momentos de troca de experiências, de fala e de escuta. Busca também proporcionar a ampliação dos vínculos de afeto entre bebês e seus pais. Assim, as famílias se exercitam, aprendem novos ritmos, se divertem e relaxam, tendo os bebês pertinho, no colo ou no sling. Ministrada por Fernanda Viganó.
17 de janeiro, quarta-feira, das 14h às 15h45 e das 16h às 17h45 (duas sessões)
Inscrições: conforme ordem de chegada.
Indicação: mães, pais e cuidadores com bebês (a partir de 40 dias)
25 vagas por sessão

Oficina Iniciação ao teatro de bonecos
O teatro de bonecos é uma expressão artística muito antiga, que encanta pela variedade de materiais empregados para contar histórias. Esta oficina será orientada pelo bonequeiro Renato Perré, que possui mais de três décadas de experiência nessa atividade. Ele vai ensinar maneiras de construção de bonecos de luva (fantoche) e vareta, além de técnicas de interpretação e animação de personagens.
17 e 18 de janeiro de 2018, quarta e quinta-feira, das 18h30 às 21h30
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 10 e 16 de janeiro
Indicação: a partir de 16 anos
20 vagas

2018-01-10_oficinas-curitiba-interna-02.jpgOficina Desenho de HQ
Os participantes aprenderão sobre o processo prático de criação de personagens para histórias em quadrinhos (HQs), a partir de técnicas de desenho anatômico para rosto e corpo, noções sobre roteiro, construção de página e storyboard, além de técnicas de finalização. Ministrada por Ernani Cristino dos Santos.
18 de janeiro, quinta-feira, das 14h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: a partir de 8 anos
20 vagas

Oficina de Permacultura – Espiral de saberes
Trata-se de uma metodologia sustentável para o desenvolvimento de assentamentos humanos, que utiliza recursos naturais para suprir as necessidades básicas, sem degradar o ambiente. Além de conhecer conceitos de educação socioambiental, os participantes criarão jardineiras móveis com pallets para plantio de temperos e plantas alimentícias não convencionais. Também vão conhecer o Espaço Mayde, em Colombo (PR), feito com construções ecológicas. Ministrada por Gabrielle Pilatti e Luiz Correia.
19 de janeiro, sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 10 e 18 de janeiro
Indicação: a partir de16 anos
25 vagas

Oficina Faces sobre faces – Teoria e prática na criação de máscaras
A oficina apresenta uma breve história das máscaras ao redor do mundo, analisando suas funções, traços e volumes, culminando na produção prática de uma máscara. Sua confecção será realizada em dois encontros, proporcionando a secagem e finalização do objeto, além de um breve estudo sobre a expressão facial no teatro e uso das máscaras nele. Ministrada por Bruno Wozniack.
19 e 26 de janeiro, sextas-feiras, das 18h às 22h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 10 e 18 de janeiro
Indicação: a partir de16 anos
20 vagas

Oficina Trajetos mediados
A oficina promove um olhar ampliado a respeito das exposições em cartaz na CAIXA Cultural Curitiba, realizando conexões também entre a programação artística ofertada por outras instituições culturais da região central da cidade. Bruno Ferreira, o mediador do encontro, orienta o percurso pela Caixa Cultural e outros espaços culturais no centro da cidade.
20 de janeiro, sábado, das 14h às 18h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 10 e 19 de janeiro
Indicação: a partir de16 anos
20 vagas

Oficina de Dedoches
Crianças e adultos são convidados a elaborar diferentes bonecos dedoches, que são fantoches de papel utilizados para se brincar com os dedos. Com a orientação dos oficineiros Bruno Ferreira e Karina Melo, os participantes poderão explorar diferentes personagens com os materiais disponíveis para a montagem dos bonecos.
21 de janeiro, das 14h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: a partir de 2 anos
20 vagas

Oficina Entre Kokedamas e Haikais – para crianças
O kokedama é uma arte contemplativa japonesa fundamentada na técnica ancestral do bonsai. Caracteriza-se pela simplicidade, tanto em termos de elaboração como de manutenção. Voltada a crianças, esta oficina ministrada por Cláudia Unti se propõe a criar uma experiência de contato direto com a natureza. Para isso, proporciona a produção e a contemplação de um kokedama, além do estudo e criação de um haikai, forma poética tradicional japonesa.
23 de janeiro, terça-feira, das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30
Inscrições: Conforme ordem de chegada.
Indicação: a partir de 2 anos
20 vagas

Oficina Entre Kokedamas e Haikais
A palavra kokedama deriva de duas outras palavras: koke (musgo) e dama (bola). Trata-se de uma arte contemplativa japonesa fundamentada na técnica ancestral do bonsai. Seu diferencial está na simplicidade de elaboração e manutenção. Ministrada por Cláudia Unti, a oficina proporciona um contato direto com a natureza, por meio da produção e contemplação de um kokedama, além do estudo e criação de um haikai, forma poética tradicional japonesa.
23 de janeiro, terça-feira, das 18h às 21h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 17 e 22 de janeiro
Indicação: a partir de 16 anos
20 vagas

Oficina Trajetos mediados – para crianças
Promove visita para o público infantil orientada pelo mediador cultural Bruno Ferreira. Serão visitadas diferentes instituições que oferecem programação artística na região central da cidade, traçando coletivamente, e de forma lúdica, um paralelo entre o espaço da CAIXA Cultural Curitiba com o circuito cultural da cidade.
24 de janeiro, quarta-feira, das 14h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: a partir de 5 anos
20 vagas

Palestra O croqui de moda como linguagem e estilo
O palestrante Paulo Meirelles abordará o desenho de moda, apresentando diferentes ilustradores, seus estilos, personalidades, particularidades no traço e o uso que fazem das técnicas de desenho, bem como sua representatividade no mercado da moda.
24 de janeiro, quarta-feira, das 18h30 às 21h30
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 17 e 23 de janeiro
Indicação: a partir de 16 anos
50 vagas

Oficina Animação stop motion com massinha
O público infanto-juvenil irá criar um personagem com massinha de modelar que será animado, em stop motion, a partir de um roteiro também autoral. Ministrada por Felipe Jansen e Felipe Zanella.
25 de janeiro, quinta-feira, das 14h às 19h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 17 e 24 de janeiro
Indicação: a partir de12 anos
15 vagas

Oficina Encadernação artesanal com costura copta
Na oficina de encadernação artesanal os participantes vão confeccionar um sketchbook utilizando a costura copta, técnica de costura aparente na qual não se utiliza cola. Ministrada por Karina Mello.
25 de janeiro, quinta-feira, das 18h às 22h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 17 e 24 de janeiro
Indicação: a partir de 14 anos
15 vagas

Oficina Desenho de Mangá
Os quadrinhos japoneses trazem histórias vibrantes e um padrão estético muito peculiar. O Mangá rompeu fronteiras e, hoje, está no cinema e nas animações, nos jogos digitais e na publicidade. Nessa oficina, ministrada por Lucas Fontoura, os participantes aprenderão sobre a origem, os gêneros e a evolução do Mangá. Além disso, vão criar seus próprios personagens usando técnicas de desenho de rosto em diferentes estilos, desenho de corpo, estilização e finalização a nanquim.
26 de janeiro, das 14h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: a partir de 8 anos
25 Vagas

Oficina Tudo o que você queria saber para se tornar um Youtuber
O Youtube, maior plataforma de vídeos da internet, se tornou uma ferramenta poderosa na criação de conteúdo digital, gerando oportunidades de crescimento que aumentam a cada dia. Segundo a revista Exame, em 2016 o tempo de visualização no Youtube cresceu 70% no Brasil e atingiu 82 milhões de brasileiros. Nessa oficina, que será ministrada por Jâmerson Pinheiro, os participantes aprenderão os primeiros passos para a criação de um canal no Youtube e de técnicas de criação de conteúdo.
27 e 28 de janeiro, sábado e domingo, das 14h às 16h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: a partir de12 anos
120 vagas

Oficina Dançar o traço
É um espaço para que a criança vivencie novas maneiras de desenhar, explorando o desenho como uma das formas de registro em tempo real da dança sendo produzida. Um caminho para causar afetos e aflorar o sensível nas crianças, a partir de uma dança não formatada e um desenhar não figurativo. Ministrada por Anita Gallardo.
30 de janeiro, às14h, 15h, 16h e 17h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: 6 a 10 anos
15 vagas por sessão

Oficina Encadernação artesanal em brochura
Ministrada por Karina Mello, a oficina de encadernação artesanal propõe noções básicas sobre as técnicas de costura manual através da confecção de um sketchbook, utilizando a costura tradicional de livros.
30 de janeiro, terça-feira, das 14h às 20h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 24 e 29 de janeiro
Indicação: 14 anos
20 vagas

Oficina Costura na arte – para crianças
Na arte contemporânea, diversos artistas utilizam o tecido como matéria-prima e a costura como técnica para a confecção de suas obras. Longe do âmbito da arte, costurar foi, por muito tempo, uma atividade artesanal, com potencial para reunir pessoas e criar espaços para conversa. Nessa oficina ministrada por Ariane Azambuja Salgado, meninos e meninas, acompanhados de adultos, aprenderão sobre arte contemporânea e exercitarão pontos básicos de costura à mão. Ao final, os participantes vão costurar uma peça inspirada nos artistas estudados.
31 de janeiro, quarta-feira, das 14h às 16h e das 16h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: 6 a 12 anos
20 vagas por sessão

Oficina Desenho de moda
Ministrada por Paulo Meireles, a oficina propõe uma introdução ao método de desenho de moda. Os participantes poderão testar suas habilidades, conhecer e compreender melhor a técnica do desenho básico de croquis de moda.
31 de janeiro, quarta-feira, das 19h às 22h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 24 e 30 de janeiro
Indicação: a partir de 16 anos
20 vagas

Oficina Bonecos Colecionáveis
A oficina leva os participantes ao mundo dos personagens de desenhos, séries, animes etc., produzindo bonecos colecionáveis também chamados de action figures. Serão realizados exercícios de anatomia para o aprendizado sobre modelagem, seguido de um esboço do personagem escolhido e sua modelagem. Ministrada por Bruno Wozniack.
1º de fevereiro, quinta-feira, das 14h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: a partir de 12 anos
20 vagas

Oficina Adote um caixote
Nesta oficina, os participantes aprenderão sobre a arte de ressignificar objetos abandonados, trabalhando a madeira, lixando, serrando, pintando e restaurando, dando a um velho caixote um novo começo e aprendendo, no processo, a repensar o consumo e a treinar seu próprio olhar. A oficina será ministrada pela arte-educadora e artesã Michelli Reblin Bach, da Mamãe Retrô.
1º de fevereiro, quinta-feira, das 18h às 22h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 24 e 31 de janeiro
Indicação: a partir de 15 anos
15 vagas

Oficina Maquiagem de papel
A oficina convida o participante a construir outra persona em seu rosto a partir da diversidade de materiais de papelaria e outros não convencionais, explorando suas possibilidades e ultrapassando a própria fisionomia. Ministrada por Bruno Ferreira e Felipe Jansen.
2 de fevereiro, sexta-feira, das 14h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: a partir de 5 anos
15 vagas

Oficina Documentário poético – Entre o filme e a realidade
Ministrada por Ana Lesnovski, a oficina apresenta a forma poética do documentário como estilo e instrumento de expressão que molda a visão de uma determinada realidade. Além disso, situa as possibilidades poéticas dentro do documentarismo, em relação às diferentes formas expressivas do documentário ao longo da história e, também, na atualidade.
2 de fevereiro, sexta-feira, das 19h às 22h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 24 de janeiro e 1 de fevereiro
Indicação: a partir de 15 anos
20 vagas

Oficina Maquiagem Drag
Permitindo a caracterização e transfiguração do indivíduo em outro ser, a maquiagem, além de seu caráter cosmético, desponta como uma ferramenta de autoexpressão. Neste workshop, ministrado por Edson Moraes, serão ensinadas dicas básicas da maquiagem drag queen e caracterização, a fim de que cada participante materialize sua drag persona.
3 de fevereiro, sábado, das 14h às 18h
Inscrições: pelo e-mail gentearteira.pr@caixa.gov.br, entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro
Indicação: a partir de 18 anos
20 vagas

Oficina Jogos de arte
Construir os próprios brinquedos é uma atividade que traz a brincadeira para antes de seu início propriamente dito. Isso pode ser ainda mais interessante quando os brinquedos são inspirados em obras de arte. Nessa oficina, ministrada por Ariane Azambuja Salgado, crianças e adultos construirão juntos alguns jogos utilizando imagens de obras de arte e poderão levar os objetos criados para casa.
4 de fevereiro, domingo, das 14h às 16h e das 16h às 18h
Inscrições: conforme ordem de chegada
Indicação: 5 anos
20 vagas por sessão

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    ➡️ Por meio do serviço de SMS PoupeMais, o público do #BolsaFamília recebe duas vezes na semana dicas para economiz… https://t.co/eFEfriTf0w
    46 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎨 Este fim de semana é a última oportunidade para conferir a exposição “Portinari – A Construção de uma Obra” na… https://t.co/n8PoWEYmIQ
    2 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🖼️ #CAIXACultural Rio de Janeiro recebe a exposição “Terra em Chamas”, que reúne um conjunto de obras inéditas do a… https://t.co/Z4cXMvmYTX
    3 horas atrás