Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
13/03/2018 17h00 - Atualizado em 15/03/2018 19h01
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

"Gavetas de Memórias" está em exposição na CAIXA Cultural São Paulo

Mostra reúne obras dos últimos 25 anos de carreira da artista plástica Anna Bella Geiger, considerada uma das mais importantes do país

São Paulo, Cultura

2018-03-13_anna-bella-interna-02.jpgA CAIXA Cultural São Paulo expõe até 14 de maio a mostra Anna Bella Geiger – Gavetas de Memórias, que reúne obras de uma das principais artistas plásticas do país. São criações de mapas feitos com cera de abelha, instalados em um suporte inusitado - as gavetas - propondo reflexões sobre questões sociais e políticas. Dia 14 de março  o público poderá participar de uma palestra de Anna Bella Geiger, no espaço expositivo, com inscrições gratuitas.

Ao todo, são 12 gavetas produzidas pela artista nos últimos 25 anos, nove gravuras que dialogam com os conceitos das gavetas, além de um vídeo documental que registra todas as etapas de produção de suas obras.

"Posso dizer que andei 20 anos pelo deserto, procurando o contêiner ideal para segurar o mundo. Desde 1975 buscava soluções para esses mapas-múndi, até que 20 anos depois encontrei uma gaveta na porta de uma loja, toda enferrujada, que me trouxe essa inspiração. Gaveta de quê? Gaveta de arquivo? É uma gaveta que teve uma história. Então é nesta gaveta que eu vou resolver essas camadas de significados, nas quais eu não tenho que explicar nada, e onde vai entrar o mapa com a história dele", conta Anna Bella Geiger.

A ideia é revelar ao visitante o processo criativo da artista, além de passagens da singular trajetória da mulher, mãe de quatro filhos e cidadã do mundo, que se mantém contemporânea aos 84 anos de idade.

2018-03-13_anna-bella-interna-01.jpgA cartografia como temática

Anna Bella Geiger passou a se interessar por questões relacionadas à geografia, de forma mais aprofundada, no início da década de 70. Neste período, já  aguçava sua curiosidade por cartografia, sempre relacionando a criação de mapas às questões sociais e políticas que ele pode revelar. Casada há mais de 60 anos com Pedro Geiger, um importante geógrafo brasileiro, costumava ter no ambiente familiar um espaço frutífero para reflexões sobre geografia.

Inspirada nas lembranças de quando seu pai fazia objetos e formas de biscoito, recortando latas de aveia, teve a ideia de como poderia apresentar suas obras. Uma gaveta de arquivo velho à venda em uma loja de antiguidades foi a solução que passa a funcionar como o suporte para seus mapas. Após diversas tentativas e experimentos, chega à cera de abelha, que não só segura os objetos na gaveta, mas permite a criação de texturas, cores, marcas, carimbos e adornos.

2018-03-13_anna-bella-interna-03.jpgSobre a artista

Anna Bella Geiger está presente em momentos relevantes da arte contemporânea brasileira, como a superação dos postulados informais dos anos 1950, na construção figurativa com a sua "fase visceral" dos anos 1960, nos movimentos experimentais da década de 1970, no seu retorno a uma certa pintura nos anos 1980 e na sua obra atual.

Com obras registradas em gravura, pintura, desenho, objetos, fotomontagem e videoinstalações, a artista tem peças compondo coleções particulares e de acervos de museus como MoMA (NY), Fogg Collection (Harvard), Centre Georges Pompidou (Paris), Victoria & Albert Museum (Londres), MACBA (Barcelona), Museu Reina Sofia (Madri), Museu de Arte Contemporânea (Niterói), MAM (Rio de Janeiro) e Masp (São Paulo).

Serviço

Exposição Anna Bella Geiger – Gavetas de Memórias

CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro, São Paulo)
De 14 de março a 13 de maio, terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Palestra com a artista: 14 de março, quarta-feira, às 12h30
Classificação indicativa: Livre
Informações: (11) 3321-4400
Entrada franca

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🍀 #TIMEMANIA acumula e pode pagar R$ 8,7 milhões neste sábado (22) para quem acertar os sete números do concurso 1.… https://t.co/Cct2jI03Kw
    31 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    #CAIXACultural Fortaleza apresenta o show “Os sonhos não envelhecem – Tributo a Milton Nascimento”, que reúne reper… https://t.co/3vCLh8wW26
    3 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎤 Misturar música caipira com rock é a pegada da banda Matuto Moderno, que comemora seus 20 anos de carreira com um… https://t.co/TXJa7fFvu3
    4 horas atrás