Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
12/04/2018 13h45 - Atualizado em 13/04/2018 12h57
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

Serviço por SMS oferece dicas de planejamento financeiro a beneficiários do Bolsa Família

Projeto PoupeMais conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA e já tem 6,6 mil beneficiários cadastrados

Brasil, Economia

ft_1104_poupemais_2_interna.jpgDesenvolvido para promover a educação financeira de beneficiários do Programa Bolsa Família, o serviço por SMS PoupeMais já possui 6.650 pessoas cadastradas. Ofertado gratuitamente ainda em fase piloto, o recurso ajuda famílias de baixa renda a planejar gastos e a conquistar objetivos financeiros no futuro.

O público cadastrado recebe pelo celular duas vezes na semana dicas para economizar dinheiro e evitar compras por impulso, por exemplo. São “dicas para não cair em armadilhas”, de forma simples e objetiva, validadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), gestor do Bolsa Família, como por exemplo: 

1-    Faça uma lista de compras - Comece pelos itens essenciais
2-    Existem preços que terminam com 99, por exemplo, R$ 1,99. Você já caiu na armadilha do preço que termina em 99?

“A CAIXA tem em sua carteira de clientes um número expressivo de pessoas de baixa renda, que muitas vezes desconhecem os mecanismos de consumo consciente, acesso a crédito e uso da conta corrente” observa Rogério Saab, superintendente nacional do Programa Bolsa Família e Benefícios Sociais da CAIXA. “Por isso, é uma responsabilidade da CAIXA criar oportunidades. A principal entrega desse processo é a aprendizagem, a interação e o rompimento de barreiras, necessários para o atendimento dessa população”, complementa Saab.

Desafio de Negócios
Criado pela startup Mgov, o PoupeMais integra o programa Desafio de Negócios de Impacto Social: Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos, promovido no ano passado pela CAIXA e Artemísia, com recursos do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA). O fundo apoiou projetos de cinco startups, incluindo a Mgov. O objetivo do Desafio de Negócios é potencializar uma nova geração de negócios que promovam a inclusão financeira e que atendam às necessidades da população de menor renda.

ft_1104_poupemais_temas_interna.jpg“O nosso modelo estabelece um canal de comunicação direto com a população de baixa renda. Vale lembrar que mais de 90% dos domicílios brasileiros têm telefone celular, mas no máximo 45% têm acesso sistemático à internet”, destaca Rafael Vivolo, diretor-executivo da MGov. “Nossa abordagem é a mais custo-efetiva para chegar até aqueles que mais precisam”, diz.

Na avaliação da área de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da CAIXA, o PoupeMais e os demais negócios selecionados devem melhorar o acesso da população de baixa renda a serviços bancários e incorporar a prática de planejamento financeiro. “Essa é a primeira iniciativa de inovação aberta da CAIXA, o que nos traz grandes aprendizados”, afirma Luciana Freitas Enéias Oliveira, superintendente nacional de Inteligência Corporativa e Estratégia.

“A ausência de educação financeira é uma barreira crítica para a maior inclusão social da população, assim como para a melhor utilização dos serviços bancários. Por isso, é preciso desenvolver serviços financeiros inovadores, mais acessíveis e adequados à realidade dos brasileiros” , assinalou Luciana Oliveira.

Leia também:
Soluções de startups para baixa renda começam a ser pilotadas

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Atenção! ⚠️ A Fórmula Mágica do Natal @CAIXA promete muita aventura. Por isso, vá com roupas leves e sapatos confor… https://t.co/UzWYRlzF5X
    7 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📽️ A magia do Natal já está no ar! Até 6 de janeiro, o público de Brasília pode participar da “A Fórmula Mágica do… https://t.co/mXUUAZuFF0
    8 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Para celebrar a abertura da “A Fórmula Mágica do Natal CAIXA”, influenciadores digitais e jornalistas de Brasília f… https://t.co/2bsOM9tUxn
    9 horas atrás