Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
16/04/2018 17h00
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

CAIXA Cultural São Paulo recebe evento sobre literatura indígena

Idealizado por Daniel Munduruku, premiado escritor infanto-juvenil, “Caravana Mekukradjá - Literatura em Movimento” realizará diversas atividades culturais

São Paulo, Cultura

2018-04-16_caravana_indigena-interna.jpgA CAIXA Cultural São Paulo apresenta, nos dias 21 e 22 de abril, o projeto Caravana Mekukradjá - Literatura em Movimento, que busca difundir a literatura indígena por meio de uma vivência cultural. As atividades envolvem contação de histórias, apresentações de canto e dança, além de rituais com pinturas corporais. Também serão promovidas rodas de diálogo com Daniel Munduruku, escritor indígena e idealizador do projeto, e com os autores e professores indígenas Aurilene Tabajara, Cristine Takuá e Cristino Wapichana.

O projeto possui uma metodologia que estimula, de forma lúdica, reflexões sobre diferentes visões de mundo, com ênfase na história dos povos indígenas, seus conhecimentos e ritos. Para Daniel Munduruku, a literatura é uma forma poderosa de conexão entre os povos. "A literatura nos completa como seres humanos, porque sempre nos lembra de onde viemos, para onde vamos e qual o sentido de nosso pertencimento a este planeta", diz.

A caravana, que já passou por diversas cidades brasileiras, promove uma nova forma de olhar a literatura nacional, disseminando valores como igualdade e o sentimento de coletividade, e possibilitando ao público uma ampliação do conhecimento sobre os diferentes povos que habitam o Brasil.

Sobre os autores
Daniel Munduruku -  Renomado escritor infanto-juvenil, ganhador de diversos prêmios literários nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Jabuti 2017 e o Prêmio Tolerância, outorgado pela UNESCO.  É um dos maiores disseminadores da cultura indígena brasileira. Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). É Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. 

Cristine Takuá -  Formada em filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), é moradora da aldeia Rio Silveira, onde atua como professora da Escola Estadual Indígena Txeru Ba'e e Kuai'. É representante titular no Núcleo de Educação Indígena (NEI) na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e membro do Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do estado de São Paulo (FAPISP). Também é fundadora e conselheira do Instituto Maracá, representante nacional por São Paulo na Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) e coordenadora na ONG NHANDEPA (Nhanderu/Epa Kuxipa) que atua na defesa do respeito aos pajés e às medicinas da floresta. 

Cristino Wapichana -  Autor indígena do povo Wapichana, da aldeia Araçá da Serra, em Roraima. É contador de histórias, palestrante sobre a temática indígena e produtor do Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. Foi vencedor do 4° concurso Tamoio de literatura pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 2007 e ganhador do Prêmio Litteratudo Monteiro Lobato 2015. Em 2014, recebeu a Medalha da Paz no Movimento União Cultural.

Serviço
Caravana Mekukradjá - Literatura em Movimento
Datas: 21 e 22 de abril
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 -  Centro
Horário: 15h
Informações: (11) 3321-4400
Ingressos: Grátis
Classificação: Livre
Capacidade: 50 lugares
Acesso para pessoas com deficiência

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    #QUINA acumula e pode pagar R$ 6 milhões para quem acertar os cinco números do concurso 4.659:… https://t.co/kwxDjE123y
    10 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    ⏰ Logo mais, às 20h, a #TIMEMANIA pode pagar R$ 900 mil no Caminhão da Sorte da @CAIXA que está na cidade de Govern… https://t.co/ElHext8B3i
    78 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🤸‍♂️ Com referências do break e do funk, o passinho do espetáculo “Favela Digital” mistura elementos tradicionais b… https://t.co/KCzq9I3wzg
    3 horas atrás