Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
09/07/2018 13h55 - Atualizado em 09/07/2018 16h27
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

Seleção brasileira de atletismo sub-20 tem 20 atletas no Mundial da Finlândia

Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 Tampere 2018 começa nesta terça-feira (10) e segue até domingo, com a participação de 20 brasileiros

Internacional, Esporte

2018-07-09_sub20-atletismo-interna.jpgA seleção brasileira de atletismo classificou 20 atletas para o Mundial de Atletismo Sub-20 Tampere 2018, na Finlândia, que acontece entre os dias 10 e 15 de julho. São oito convocados a mais que no último Mundial, em 2016, em Bydgoszcz, Polônia, que levou 11 homens e uma mulher apenas. Em Tampere, serão 13 mulheres e sete homens na seleção brasileira.

Para o treinador-chefe da delegação, Felipe Siqueira, essa alternância fortalece o atletismo. “A questão da maioria ser do sexo feminino é muito bacana, o legal é que você vê a evolução, tanto no masculino, quanto no feminino. Isso é muito bom para atletismo, para o futuro da modalidade”, destacou o técnico. Antes do embarque para a Finlândia, no sábado (7), Siqueira coordenou um camping de treinamento com os convocados no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), na quinta e sexta-feira.

O camping de adaptação teve o objetivo de acertar detalhes finais e entrar no clima de campeonato mundial. “O Mundial, principalmente para essa categoria, é muito importante, porque começa a ser um divisor de águas para o adulto”, disse Siqueira. Ainda mais um atleta alcançou índice para o Mundial - Gabriel Menezes Santos Oliveira (Centro Olímpico-SP), no salto em distância, que não pode atender à convocação por causa de uma cirurgia no joelho.

A respeito do aumento geral de integrantes na equipe para disputar o Mundial, de 12 para 20, Siqueira considera que é resultado da evolução do atletismo brasileiro nos últimos anos. De acordo com o treinador-chefe da delegação, os índices estão mais fortes e consequentemente o nível técnico também aumenta. “Então hoje, a gente pode ir para um campeonato mundial com vários atletas figurando entre os top 15, top 10 do ranking mundial, consequentemente credenciando para participar de uma final”, comentou.

O velocista Alison Brendom dos Santos, 18 anos, deve competir em duas provas em Tampere, nos 400 m e 400 m com barreiras. Alison ratificou o índice exigido de 51s57 nos 400 m com barreiras por sete vezes, sendo a melhor marca de 50s48, obtida no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, em 23 de junho, no CNDA de Bragança. “Foi muito difícil, treinei bastante para conseguir isso, eu e o Felipe (Siqueira, também técnico do Pinheiros) nos empenhamos bastante no treino para conseguir resultado e estamos batalhando para melhorar mais ainda”, disse o atleta do clube paulistano.

Nos 400 m rasos, Alison tem o segundo melhor tempo brasileiro, e terá a companhia de Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed-SP) na prova. “As expectativas são muito boas, estou com foco, fé e esperança de que, pelo menos, vou melhorar minha marca lá”, disse Alison.

O treinador Felipe Siqueira acredita que os Estados Unidos são os adversários mais fortes na competição. “Os EUA vão com uma delegação completa, com quase 100 atletas, praticamente dois por prova, é uma grande potência mundial”, avalia. Além da equipe norte-americana, Alemanha, a própria Finlândia, China, Cuba e Jamaica são muito fortes também, cada um em sua área, explica o treinador.

Seleção brasileira no Mundial Sub-20 Tampere 2018
Feminino:
Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ) - 100 m; 200 m; 4x100 m;- 4x400 m
Gabriela Mourão (Futuro Olímpico-RJ) - 100 m; 4x100 m
Letícia Nonato Lima (CT Piauí -PI) - 200 m; 4x100 m; 4x400 m
Tiffani Beatriz Marinho (Orcampi Unimed-SP) - 400 m; 4x400 m
Giovana Rosalia dos Santos (FCTE-SP) - 400 m; 4x400 m
Micaela Rosa de Mello (UCA-SC) - 100 m c/barreiras; 4x100 m
Marlene Ewellyn Santos (EMFCA-RJ) - 400 m c/barreiras; 4x400 m
Chayenne Pereira da Silva (EMFCA-RJ) - 400 m c/barreiras; 4x100 m; 4x400 m
Isabel Demarco de Quadros (IEMA São Caetano-SP) – salto com vara
Mirieli Estaili Santos (ASA Sorriso-MT) - salto triplo
Ana Caroline Miguel da Silva (APCEF-MG) - arremesso de peso
Valquiria Meurer (IEMA/São Bernardo/CAIXA-SP) - lançamento do disco
Fabielle Samira Ferreira (SESI-SP) - lançamento de dardo

Masculino:
Vittor Matheus Souza (Espéria-SP) - 110 m c/barreiras
Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed-SP) - 400 m
Alisson Brendom dos Santos (Pinheiros-SP) - 400 m; 400 m c/barreiras
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) - 10.000 m marcha atlética
Weslley Bevilaqua Beraldo (ASSEMPAR-PR) - salto em distância
Pedro Henrique Rodrigues (Endurance-AM) - lançamento de dardo
Luiz Mauricio Dias (UFJF-MG) – lançamento de dardo

O Brasil participa do Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia, com Recursos do Programa de Seleções CAIXA, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🔈 Últimos dias para se inscrever na Maratona @CAIXA Beto Carrero. A 11ª edição da competição será no dia 4 de agos… https://t.co/n3xulY0KL1
    2 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🖼️ A #CAIXACultural Recife apresenta a mostra “Armorial: da Pedra do Reino ao Ponteio Acutilado”. A exposição fica… https://t.co/zWxpKpaFqT
    3 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🏃 A 11ª edição Maratona CAIXA Beto Carrero está marcada para o dia 04 de agosto e as equipes tem até dia 20 de julh… https://t.co/C5r3bxd6Xm
    3 dias atrás