Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
09/07/2018 17h00 - Atualizado em 09/07/2018 17h06
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

Quinteto violado comemora 47 anos de carreira com shows na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

"Free Nordestino" faz um panorama da trajetória do grupo apresentando grandes sucessos da música regional

Rio de Janeiro, Cultura
 

O grupo Quinteto Violado completa 47 anos de carreira musical ininterrupta no ano de 2018. Neste grande momento de celebração, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe duas apresentações do show Free Nordestino, nos dias 12 e 13 de julho de 2018 (quinta e sexta-feira), às 19h.

O show ganhou esse nome devido a uma antiga declaração de Gilberto Gil à imprensa, feita quando o cantor voltava do exílio na década de 1970. Ao ser perguntado sobre o estilo musical do grupo, Gil, numa sacada, respondeu: "É um free nordestino".

Dudu Alves (voz e teclado), Marcelo Melo (voz e violão), Roberto Medeiros (voz e bateria), Ciano Alves (flauta e violão) e Sandro Lins (baixo) integram a atual formação do grupo e prometem colocar o público carioca para dançar ao som de grandes sucessos da música regional, como Asa Branca (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga), Disparada (Geraldo Vandré e Théo de Barros), Algodão (Luiz Gonzaga), Xote das Meninas (Luiz Gonzaga), Acauã (Luiz Gonzaga) e Sete Meninas (Dominguinhos e Toninho Alves).

Surgido na década de 70, o Quinteto Violado trouxe uma nova proposta para a música brasileira, com ênfase no Nordeste. Conseguindo extrair das mais simples manifestações populares a sua essência rítmica e melódica, seus integrantes criaram uma nova concepção musical, cujo traço fundamental é a interação entre o erudito e o popular, reafirmando a ideia de que toda arte é sempre a universalização do popular.

Serviço
Show Quinteto Violado – Free Nordestino
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Datas: 12 e 13 de julho de 2018 (quinta e sexta-feira)
Horários: 19h
Duração: 90 min
Ingressos:  R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação:  226 lugares (mais 4 para cadeirantes)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h. (As vendas de ingressos iniciam na terça-feira, dia 10 de julho, na bilheteria da CAIXA Cultural)
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📸 Mostra fotográfica ilustra diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia. A exposiç… https://t.co/XXHhW7u6lW
    2 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎤 #CAIXACultural Brasília recebe Virgínia Rodrigues. A cantora baiana comemora 20 anos de carreira interpretando se… https://t.co/gU5q6FBo0Y
    2 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎭 De 16 a 18 de novembro, o palco da #CAIXACultural Brasília recebe a cantora baiana Virgínia Rodrigues:… https://t.co/5eQyhoDQZi
    2 dias atrás