Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
03/10/2018 15h50 - Atualizado em 08/10/2018 14h26
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

CAIXA alia resultados financeiros positivos com sustentabilidade

​Banco incentiva negócios de impacto em toda sua cadeia de valor

Brasil, Economia

2018-10-03_forum-de-financas-interna-01.jpgEmpreendimentos com a missão explícita de resolver um problema social e/ou ambiental ao mesmo tempo em que geram resultados financeiros positivos de forma sustentável são chamados de negócios de impacto. Um movimento ainda em popularização no mercado brasileiro, mas que, de acordo com o 1º Mapeamento Brasileiro de Negócios de Impacto Socioambiental, já reúne mais de 800 empreendimentos em todo o país.

Com o objetivo de apresentar esse novo modelo de negócio e conectar os agentes do ecossistema, foi realizado nesta terça-feira, no Teatro da CAIXA Cultural Brasília, o Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto. O evento, realizado por iniciativa do Impact Hub, do Instituto Sabin e da Anprotec, com o apoio da CAIXA, reuniu especialistas do setor que tem movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global.

"A CAIXA nasceu como uma empresa de impacto social porque foi criada para focar no incentivo à poupança e na concessão de crédito para as classes menos favorecidas", descreveu Morenno de Macedo, gerente executivo de Promoção de Negócios Sustentáveis da CAIXA.

Atualmente, o banco público tem atuado em toda a sua cadeia de valor para desenvolver o movimento de negócios de impacto. De acordo com Morenno, a experiência pioneira na CAIXA foi o Desafio de Negócios de Impacto Social que mapeou 460 empresas e selecionou cinco startups para desenvolver projetos de educação financeira para a população de baixa renda.

2018-10-03_forum-de-financas-interna-02.jpgO CaixaLab, o laboratório de idéias da CAIXA, é outra estratégia de inovação para incorporar o conceito de negócios de impacto ao banco. "Incentivamos os empregados a proporem ideias de negócios que resolvessem problemas sociais ou ambientais e que a Caixa pudesse explorar como oportunidade de negócio", definiu o gerente executivo.

Luis Felipe Bismarchi, gerente nacional da área de inovação da CAIXA, ressalta que o banco vem construindo um movimento de inovação voltado a fomentar negócios transformadores, que mudem a realidade. "Estamos trabalhando na criação de um modelo de contratação de startups para que as unidades da Caixa possam viabilizar suas estratégias de transformação em parceria com essas empresas emergentes", disse. Conheça mais sobre as ações no LinkedIn CAIXA.

A assinatura de um convênio com a Universidade de São Paulo (USP) é outro movimento em busca de inovação. "A parceria une a capilaridade da CAIXA com o conhecimento da principal universidade do Brasil a serviço da transformação da realidade socioambiental do país".

O banco também atua junto ao governo na elaboração e execução de uma legislação sobre o tema. Para Morenno de Macedo, a criação de uma política denominada Estratégia Nacional de Investimentos e Negócios de Impacto concentra os esforços para fortalecer esse novo modelo de atuação. "A criação de uma política nacional ajuda a mobilizar todo mundo em uma ação coletiva e colaborativa", finalizou o gerente executivo.

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📸 Mostra fotográfica ilustra diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia. A exposiç… https://t.co/XXHhW7u6lW
    2 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎤 #CAIXACultural Brasília recebe Virgínia Rodrigues. A cantora baiana comemora 20 anos de carreira interpretando se… https://t.co/gU5q6FBo0Y
    2 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎭 De 16 a 18 de novembro, o palco da #CAIXACultural Brasília recebe a cantora baiana Virgínia Rodrigues:… https://t.co/5eQyhoDQZi
    2 dias atrás