Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
10/10/2018 16h00 - Atualizado em 10/10/2018 17h07
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

CAIXA Cultural São Paulo recebe exposições com temática afro-brasileira

Mostra “Rubem Valentim – Construção e Fé” e “Diáspora”, de Josafá Neves, apresentam panorama e visões poéticas de ícones da cultura afro-brasileira

São Paulo, Cultura

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, até o dia 16 de dezembro, as mostras Diáspora, do artista brasiliense Josafá Neves, que reúne gravuras e esculturas de ícones da cultura afro-brasileira, do patrimônio imaterial e de símbolos da religiosidade de matriz africana; e Rubem Valentim – Construção e Fé, com panorama do trabalho do pintor e escultor baiano, e sua inserção na arte nacional e internacional, privilegiando a produção pictórica e escultórica do artista com obras disponibilizadas de coleções públicas.

 


Diáspora

Na exposição, pelo olhar poético do artista, o visitante terá a oportunidade de conhecer sobre a influência dos povos negros que ajudaram a dar forma à cultura brasileira.

Esculpidos em madeira estão orixás como Oxóssi, o senhor das florestas, que acolhe o visitante em seu passeio pela mostra; e Xangô, o rei absoluto, senhor da justiça, o orixá do raio e do trovão. Oxalá, com sua sabedoria ancestral, aparece retratado numa pintura em óleo sobre tela. "Tento resgatar esses nomes para trabalhar a nossa autoestima. Pelos livros didáticos, infelizmente, você ainda não tem referências positivas", afirma Josafá.

Em 2017, a mostra foi apresentada na Caixa Cultural Brasília, e foi uma das exposições com maior número de visitantes.

2018-10-10_diaspora-interna.jpgRubem Valentim – Construção e Fé
Suas obras sintetizam em formas geométricas as simbologias místicas de matriz africana e se destacam na arte moderna construtivista e concretista brasileira. Serão apresentados cerca de 50 trabalhos, entre pinturas, gravuras e esculturas, que mapeiam sua trajetória artística.

Considerado um dos mestres do construtivismo brasileiro, suas primeiras experiências foram abstratas. Contudo, em meados da década de 1950, buscou sua ancestralidade africana e encontrou na cultura popular afro-brasileira as características que nortearam seu trabalho até o final da vida.

"O trabalho de Valentim tem a autonomia de sua fantasia e assim será lido em tempos futuros. Sua pintura ultrapassa essa objetividade mais visível. Ele desenvolveu sua arte a partir de signos da cultura afro ao som de atabaques que reclamavam uma erudição." destaca o curador Marcus Lontra.

Serviço
Exposições Diáspora, de Josafá Neves e Rubem Valentim – Construção e Fé
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Informações: (11) 3321-4400
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📸 Mostra fotográfica ilustra diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia. A exposiç… https://t.co/XXHhW7u6lW
    3 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎤 #CAIXACultural Brasília recebe Virgínia Rodrigues. A cantora baiana comemora 20 anos de carreira interpretando se… https://t.co/gU5q6FBo0Y
    2 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎭 De 16 a 18 de novembro, o palco da #CAIXACultural Brasília recebe a cantora baiana Virgínia Rodrigues:… https://t.co/5eQyhoDQZi
    2 dias atrás