Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
24/10/2018 15h55 - Atualizado em 24/10/2018 16h56
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

​Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 – Série A reúne craques da seleção brasileira

Competição será realizada na segunda semana de novembro no CT Paralímpico, em São Paulo

São Paulo, Esporte

2018-10-24_copa-loterias-caixa-futebol-de-5-interna-01.jpgCom vários craques da seleção brasileira em campo, a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 2018 reúne dez equipes e 120 atletas, 96 deles deficientes visuais. O campeonato, de 5 a 11 de novembro, acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP). Para Rafael Astrada, técnico da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (AGAFUC-RS), uma das equipes favoritas, a competição é a maior do mundo.

“Acho que em termos de competitividade não existe em nenhum lugar do mundo, não é por acaso que a seleção brasileira ganhou tudo nos últimos dez anos. Só perdemos no ano passado, mas esse ano já reconquistamos o mundial. Então é o melhor futebol do mundo e é um campeonato extremamente qualificado”, garante o técnico da equipe gaúcha.

2018-10-16_infografico-futebol-de-5.jpgA AGAFUC conta com seis jogadores da seleção brasileira: Ricardinho, Nonato, Damião, Tiago Paraná, Mauricio Dumbo e Luan. A AGAFUC foi campeã em 2015 e 2017. “Nossa estrutura está boa, para se ter uma ideia, eu era voluntário, hoje eu tenho um salário, temos quadra adaptada, são seis jogadores da seleção brasileira”, afirma Astrada, que se diz um mero coadjuvante na equipe e procura dialogar de igual para a igual com todos.

Astrada diz que na competição mais importante do ano vai tentar manter o título. “Sempre com humildade, não assumimos esse favoritismo, tem equipes muito boas na competição, principalmente uma da Bahia, só que vamos fazer nosso trabalho. O nosso objetivo é o título, mas futebol, às vezes, prega surpresas”, lembra ele.

2018-10-24_copa-loterias-caixa-futebol-de-5-interna-02.jpgOs clubes estão divididos em três grupos, os dois primeiros de cada, mais os dois melhores terceiros colocados, avançam para as quartas de final. Os confrontos são definidos conforme a classificação geral da primeira fase, do 1º ao 8º lugar.

Além da atual campeã AGAFUC-RS, participam as equipes: Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS-RS); Associação Matogrossense dos Cegos (AMC-MT); Associação de Pais e Amigos e Deficientes Visuais (APADV-SP); Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC-MA); União Baiana de Cegos (UBC-BA); Caixa Escolar do Instituto Benjamin Constant (CEIBC-RJ); Associação Paraibana dos Deficientes Visuais (APADEVI-PB); Instituto de Cegos da Bahia (ICB-RJ); Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina (ADVP-PE); Urece Esporte e Cultura (URECE-RJ) e Associação Paraibana de Cegos (APACE-PB).

A entrada é gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico, que fica na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, Vila Guarani. De segunda (5) a sexta-feira as partidas acontecem de 8h30 às 18h00; no sábado, as semifinais serão das 14h às 16h30; e no domingo (11), a disputa de terceiro lugar está marcada para às 8h00 e a grande final às 9h30.

A tabela completa da competição pode ser acessada no site da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Série B
2018-10-24_copa-loterias-caixa-futebol-de-5-interna-03.jpgAntes da disputa na Série A, o Centro de Treinamento Paralímpico já sedia a Série B da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5, de 23 a 27 de outubro. Confira a tabela.

São oito clubes que lutam por duas vagas que dão acesso à primeira divisão do campeonato: Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV-DF); Associação D'Eficiência Superando Limites (ADESUL-CE); Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (ASDEFIPEL-RS); Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADEVI-SP); Centro de Emancipação Social e Esportiva de Cegos (CESEC-SP); Escola de Cegos do Maranhão (ESCEMA-MA); Instituto Sul-Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC/MS); Seleção Curitiba / Maestro de Fut 5  (Curitiba/Maestro-PR).

Leia também:

Primeiro treinador de Ricardinho conta como o jogador começou no futebol de 5

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes