Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Default
Portal Agência CAIXA de Notícias
25/02/2019 19h30 - Atualizado em 25/02/2019 19h31
TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

​CAIXA Mais Brasil visita quilombolas no interior do Piauí

Construção de unidades habitacionais está transformando a vida de moradores da Comunidade Fazenda Frade

Piauí, Economia

caixa-mais-brasil-piaui-interna-01.jpgCânticos, apresentação de dança típica, comida regional e muitos sorrisos. Assim a comitiva do projeto CAIXA Mais Brasil foi recebida neste domingo (26) na comunidade Fazenda Frade, localizada na zona rural do município de Oeiras, no interior do estado do Piauí.

A comunidade quilombola é a responsável pela construção de 45 unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Sua formação social, histórica, econômica e cultural está presente nesta região há mais de 200 anos.

O povoado buscou a Caixa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus moradores que viviam em casas de pau a pique. O convênio assinado com o banco destinou R$ 1,6 milhão de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e as casas estão sendo construídas pela própria comunidade.

2019-02-25_caixa-mais-brasil-piaui-interna-02.jpg

O projeto CAIXA Mais Brasil, que está visitando o país para conhecer soluções de sucesso, aproveitou a agenda em Teresina para ir também ao município de Oeiras, distante 300 quilômetros da capital piauiense. Durante a visita, o presidente, Pedro Guimarães, afirmou estar emocionado com tudo o que viu. "Esse é o sexto estado que a gente visita, mas é a primeira vez que estamos vindo para o interior. O que vocês fazem aqui é o Brasil de verdade. A Caixa existe para estar perto de vocês. O Brasil que fica distante está vindo até vocês para ajudar ao máximo", disse.

A agricultora Eliene Maria da Silva é uma das moradoras beneficiadas pelas novas casas. Sua nova moradia de dois quartos, sala, cozinha e área de serviço com piso cerâmico em todos os ambientes se diferencia muito da casa de paredes rachadas e escoradas feitas em tijolo cru, que ainda permanece no fundo do seu quintal.

caixa-mais-brasil-piaui-interna-03.jpgTímida e com muita humildade, Eliene comemora a conquista. "Agora está faltando só pagar pelo serviço do pedreiro", orgulha-se a agricultora, que nasceu e cresceu na comunidade, planta milho e feijão para sua subsistência e tem apenas o benefício do Bolsa Família como renda mensal.

Izabel Maria da Conceição é outra agricultora da comunidade. Natural da cidade de Araripina, em Pernambuco, conta que mora há quatro anos na Fazenda Frade. "Conheci meu marido pela internet, tínhamos um amigo em comum e ele me chamou para vir conhecer. Estou aqui até hoje."

Responsável pela organização da equipe de dança típica do povoado, Izabel confessa que não vê a hora de entrar em sua casa nova, que tem previsão de entrega para o início de abril. "Quando eu vim pra cá, fizemos um mutirão para construir uma casa de taipa de somente dois cômodos, porque foi o que deu pra gente fazer. Mas agora eu estou feliz, porque consegui a minha casa. Lá, quando está chovendo, chove mais dentro da casa do que fora, molha tudo. Não vejo a hora de estar na casa nova."

caixa-mais-brasil-piaui-interna-04.jpg

Leia também:

Teresina recebe a visita do CAIXA Mais Brasil

CAIXA reafirma parceria com o Amapá 

Porto Velho recebe o projeto CAIXA Mais Brasil

CAIXA Mais Brasil visita comunidades no Acre

Agências-barco no Amazonas e Pará atendem mais de duas mil pessoas por mês

CAIXA Mais Brasil inaugura nova fase da relação entre o banco e Roraima

  • Compartilhe »
Buscar Notícia
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes