Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Noticia
Portal Agência CAIXA de Notícias

19/11/2018 18h11

TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

CAIXA CULTURAL FORTALEZA TRAZ ATRAÇÕES INSPIRADAS PELO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Em novembro, a CAIXA Cultural Fortaleza oferece uma programação especial comemorando, por todo o mês, o dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20

Fortaleza, Cultura

A Caixa Cultural Fortaleza promove uma série de ações que acontecem durante toda essa semana da Consciência Negra.  Instituída oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, a data tem como objetivo o resgate da contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil. Entre as principais atrações, estão a exposição (RE)Conhecendo a Amazônia Negra e o espetáculo Os Cadernos de Kindzu.

Os Cadernos de Kindzu

Até 25 de novembro, está em cartaz o espetáculo teatral Os Cadernos de Kindzu, com sessões de quinta a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h. Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, a nova criação do Amok Teatro tem como ponto de partida a obra “Terra Sonambula” e o universo do escritor moçambicano, Mia Couto.

O espetáculo conta a trajetória do jovem Kindzu, que para fugir das atrocidades de uma devastadora guerra civil, deixa sua vila e parte para uma viagem de iniciação. Nela encontra outros fugitivos, refugiados e personagens repletos de humanidade que lhe farão viver experiências, ancoradas tanto na cultura tradicional do sudeste da África, quanto na vivência de um conflito devastador.

Além disso, no período de apresentações do espetáculo, empreendedores da Rede Kilofé de Economia de Negros e Negras do Ceará estarão presentes na Caixa Cultural Fortaleza. O espaço contará com quitutes de origem africana, além de livros e artesanato. 

(RE)Conhecendo a Amazônia Negra

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, até 23 de dezembro, a exposição (RE)Conhecendo a Amazônia Negra, da fotógrafa Marcela Bonfim. A mostra traz 55 fotografias que ilustram as mais diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia e a importância social das religiões de matriz africana na construção do Brasil. As obras trazem de maneira sensível e original as mais diversas expressões dos grupos que residem na região Norte do País, dentre eles remanescentes quilombolas, afroindígenas, barbadianos e haitianos. Todos carregam em seus traços as heranças socioculturais de uma parcela importante da população brasileira que ainda não é reconhecida historicamente. 

Serviço

Teatro: Os Cadernos de Kindzu
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Datas: 15, 16, 17 e 18, 22, 23,24 e 25 de novembro de 2018
Horários: quinta a sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
Duração: 2h10
Classificação: 16 anos
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Vendas a partir de 21/11, das 10h às 20h, na bilheteria do local.
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Exposição (Re)Conhecendo a Amazônia Negra
Local: CAIXA Cultural Fortaleza  
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema
Abertura: 1º de novembro, às 19h, com visita guiada por Marcela Bonfim
Data: 02 de novembro a 23 de dezembro de 2018  
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita  
Paraciclo disponível no pátio interno

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

  • Compartilhe »
Buscar Release
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes