Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Noticia
Portal Agência CAIXA de Notícias

25/07/2014 17h07 - Atualizado em 25/07/2014 17h07

TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

A MAGIA DE MIRÓ NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Após temporada de sucesso em São Paulo e Curitiba, exposição chega ao Rio com obras do pintor espanhol e fotografias

Rio de Janeiro, Cultura

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 29 de julho a 28 de setembro, a exposição “A Magia de Miró, desenhos e gravuras”, que reúne 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em preto e branco de Joan Miró registradas pelo curador Alfredo Melgar, fotógrafo galerista em Paris e Conde de Villamonte. A mostra já passou pela CAIXA Cultural São Paulo e Curitiba, e por prestigiadas galerias e museus da Europa, América e Oceania. A mostra é gratuita e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Petrobras.

Após a temporada no Rio de Janeiro, a exposição segue para as unidades da CAIXA Cultural de Recife (a partir de outubro de 2014) e de Salvador (a partir de dezembro de 2014).

A “Magia de Miró” revela um plano mais íntimo e pessoal do mundo do artista catalão ao exibir esboços ou notas, além de obras produzidas sobre papel, com lápis e giz de cera ao longo dos seus últimos cinco anos de vida. As ilustrações correspondem a diferentes épocas da sua produção, entre 1962 e 1983, e remetem ao universo do processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua enorme criatividade e conhecimento.

Melgar conheceu Miró quando começou a fotografar profissionalmente, durante uma vernissage no mítico Moulin de La Galette, em Paris. “Vestido como um dândi, de porte e maneiras aristocráticas, seus olhos azuis, penetrantes e sonhadores traziam o ar do mar Mediterrâneo. Ao seu lado, sempre discreta e elegante, Pilar Juncosa completava o quadro do perfeito matrimônio catalão, exalando correção, sobriedade, ordem, trabalho e disciplina. Eu tinha na época menos de 30 anos, minha obra fotográfica era escassa”, declara.

Sobre Miró:
Nascido em Barcelona, na Espanha, em 20 de abril de 1893, Miró é um dos mais renomados artistas da História da Arte Moderna. Estudou com Francisco Galí, que o apresentou às escolas de arte moderna de Paris, transmitiu-lhe sua paixão pelos afrescos de influência bizantina das igrejas da Catalunha e o introduziu à fantástica arquitetura de Antonio Gaudí. Em suas pinturas e desenhos, tentou descobrir signos que representassem conceitos da natureza em um sentido poético e transcendental, revelando os aspectos em comum com dadaístas e surrealistas, e sendo influenciado principalmente pelo pintor e poeta Paul Klee.

Miró também trazia intuitivamente a visão despojada de preconceitos que os artistas das escolas fauvista e cubista buscavam, mediante a destruição dos valores tradicionais. A partir de 1948, na Espanha e em Paris, realizou uma série de trabalhos de conteúdo poético, entre eles esculturas, com variações temáticas sobre mulheres, pássaros e estrelas. Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim pelo mural que realizou para o edifício da Unesco, em Paris. Miró faleceu em 25 de dezembro de 1983, em Palma de Maiorca, na Espanha.

Assessoria de Imprensa:
Dalila - dalila@baobacomunicacao.com.br
Luciana Zacaria - luciana@baobacomunicacao.com.br
(11) 3482-2510/ 3482-6908

Serviço:
Exposição “A Magia de Miró, desenhos e gravuras”
Abertura para imprensa e convidados: 28 de julho de 2014, às 19h30 (segunda-feira)
Visitação: 29 de julho a 28 de setembro de 2014 (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Petrobras

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3980-3096 / 4097
www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias| @imprensaCAIXA
www.facebook.com/caixaculturalriodejaneiro

  • Compartilhe »
Buscar Release
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📸 Mostra fotográfica ilustra diversas identidades e culturas presentes entre os povos negros da Amazônia. A exposiç… https://t.co/XXHhW7u6lW
    86 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎤 #CAIXACultural Brasília recebe Virgínia Rodrigues. A cantora baiana comemora 20 anos de carreira interpretando se… https://t.co/gU5q6FBo0Y
    2 dias atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎭 De 16 a 18 de novembro, o palco da #CAIXACultural Brasília recebe a cantora baiana Virgínia Rodrigues:… https://t.co/5eQyhoDQZi
    2 dias atrás