Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Noticia
Portal Agência CAIXA de Notícias

05/08/2014 12h08 - Atualizado em 07/08/2014 15h08

TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

DIORAMAS FOTOGRÁFICOS EM EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL RIO

Em exibição o universo utópico e hiperreal de Marcelo Tinoco, vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia

Rio de Janeiro, Cultura

​A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 5 de agosto a 19 de outubro, a exposição Histórias Naturais, do fotógrafo paulistano Marcelo Tinoco, vencedor do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2013. Sob curadoria de Mario Gioia, a mostra reunirá doze obras, construídas em grandes formatos a partir de um sofisticado processo de fotomontagem. No dia 13 de setembro, às 16h, haverá um encontro com Tinoco, que falará sobre seu processo de criação e concepção artística.

Por meio de dioramas fotográficos tridimensionais e hiperrealistas, Marcelo Tinoco apresenta, em Histórias Naturais, um universo impressionante de sonhos e utopias, que tem no espírito da colagem um de seus principais motores. Detalhista e refinado colorista, o fotógrafo confere grande beleza, e uma certa dose de humor, às cenas contemporâneas retratadas, criando histórias dentro de uma fotografia de arte.

“Para montar Historias Naturais, procurei recriar situações utópicas, em que o homem se relaciona com animais e a natureza, mesmo que de forma absurda e saudosa, construindo uma relação afetiva entre as partes”, explica Tinoco, que se inspirou na pintura flamenga e renascentista para compor suas obras.

As telas misturam moinhos a rodas-gigantes e paredões de prédios. Crianças jogando bola no cemitério, ciprestes, árvores com galhos quebradiços e sem folhagem também aparecem. Assim como perdigueiros, gansos, araras, seriemas, porcos, leões, zebras, girafas são inseridos no ambiente urbano com naturalidade. Desta forma, um mundo hiperreal e utópico é montado.

O trabalho de criação de Marcelo Tinoco pode ser dividido em três partes.  A partir do ato fotográfico em si, ele documenta a natureza, animais, pessoas e cidades. Em seguida, ele separa e arquiva as fotografias de acordo com as condições em que foram tiradas. Por último, mediante um processo de montagem digital, ele constrói a natureza ficcional de suas telas fotográficas que se assemelham a quadros. Para a composição de cada obra, Tinoco usa aproximadamente 250 fotografias, e leva até três semanas para montá-la e finalizá-la no computador.

Com rigor fotográfico, aliado à alta definição e a um trabalho manual de calibragem da luz, Tinoco cria efeitos de tridimensionalidade e hiperrealismo, próprios dos dioramas, em suas obras. “Consciente das contradições dos nossos dias, Marcelo Tinoco constrói pouco a pouco uma obra que realça os paradoxos e a instabilidade do fotográfico (mais que a fotografia) e traça ligações com a história da pintura”, afirma o curador Mario Gioia.

Sobre o artista:
Marcelo Tinoco nasceu em 1967, em São Paulo, onde reside. Formado em Artes Plásticas, possui estúdio fotográfico desde 1995, e atuou nas áreas editorial, publicitária e de livros de arte. A partir de 2009, passou a se dedicar exclusivamente à fotografia autoral e pesquisa para aprimoramento de seu trabalho artístico. Começou a expor em 2010. Entre exposições de que participou estão: individual Fotorama, no Consulado Brasileiro de Frankfurt, Alemanha (2011), individual do projeto Nova Fotografia, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo (2012), individual Timeless, II Mostra do Programa de Fotografia do CCSP, São Paulo (2012/2013), participação na I Foto Bienal MASP / Pirelli, MASP, São Paulo (2013) e MON, de Curitiba (2013/2014), e a individual Era uma vez… na Zipper Galeria, com curadoria de Ricardo Resende, São Paulo (2014).

Serviço:
Exposição Histórias Naturais – Marcelo Tinoco
Visitação: 5 de agosto a 19 de outubro (terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3980-3096 / 4097
www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias | @imprensaCAIXA
https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

  • Compartilhe »
Buscar Release
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🍀 #TIMEMANIA acumula e pode pagar R$ 8,7 milhões neste sábado (22) para quem acertar os sete números do concurso 1.… https://t.co/Cct2jI03Kw
    56 minutos atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    #CAIXACultural Fortaleza apresenta o show “Os sonhos não envelhecem – Tributo a Milton Nascimento”, que reúne reper… https://t.co/3vCLh8wW26
    3 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    🎤 Misturar música caipira com rock é a pegada da banda Matuto Moderno, que comemora seus 20 anos de carreira com um… https://t.co/TXJa7fFvu3
    4 horas atrás