Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Noticia
Portal Agência CAIXA de Notícias

11/09/2014 11h09

TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

PALAVRA E IMAGEM NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Mostra Blackberry inclui trabalhos produzidos em quase quatro décadas de carreira do artista multimídia Walter Silveira

Brasília, Cultura
A CAIXA Cultural Brasília apresenta, a partir da próxima quarta-feira (17) até 9 de novembro, a exposição Blackberry – palavra e imagem, de Walter Silveira. A mostra, com curadoria de Daniel Rangel, perpassa 38 anos de carreira do artista, reunindo, pela primeira vez em uma exposição individual, cerca de 30 trabalhos de diferentes períodos e formatos, incluindo serigrafias, pinturas, objetos, vídeos e instalações. 

Vivendo há dois anos em Brasília, o paulistano Walter da Silveira pertence à geração de jovens criadores que, no final dos anos 1970, deu continuidade às experimentações poéticas com o uso da linguagem escrita em curso na capital, então sob a égide criativa de nomes como os irmãos Campos (Augusto e Haroldo) e Décio Pignatari.
 
Numa época em que o termo grafitti ou pixo (pichação) não eram comuns, Blackberry, como o artista se denominava, expandia o espaço da poesia e da caligrafia para fora do papel, criando soluções simbólicas que transcendiam o plano bidimensional, resultando em instalações, objetos, vídeos e mesmo séries cult, veiculadas em emissoras de TV.
 
Na exposição, Walter Silveira apresenta suas experimentações formais em séries de poemas visuais, esculturas, cadernos de artista e também em uma seleção de 12 vídeos, incluindo leituras sobre a obra de Wesley Duke Lee e Paulo Leminski, colaborações com os artistas Tadeu Jungle, Betty Leirner e o fotógrafo Fernando Laszlo, além do histórico “VT Preparado (AC/JC)”, em parceria com Pedro Vieira. O material é fruto da recuperação de diversos vídeos que estavam apenas em VHS, U-matic, Super-8 e outros suportes antigos.

Na terça-feira (16), dia da abertura da exposição, o artista fará uma performance ao lado do músico Cid Campos. Na sequência, o curador Daniel Rangel fará uma apresentação dos trabalhos conduzindo o público numa visita guiada. 
 
Walter Silveira:

Nascido em São Paulo em 1955, Walter Silveira é videoartista, artista gráfico, poeta visual e profissional de televisão. Graduado em rádio e televisão pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), dirigiu durante anos as programações da TV Gazeta e TV Cultura, em São Paulo. Nos anos 1980, fundou a TVDO, uma produtora de vídeo independente que se tornou marco na história da produção nacional. Ele também fundou a primeira escola de vídeo do Brasil, a The Academia Brasileira de Vídeo. 
 
Trabalhou ao lado de figuras como Haroldo e Augusto de Campos, Arnaldo Antunes e Tadeu Jungle. Participou da produção de “A Trama do Gosto” (Bienal de São Paulo, 1986), do projeto “Arte/Cidade" (São Paulo, 1994) e apresentou trabalhos na Bienal de São Paulo nos anos de 1987, 1994 e 1998. 
 
Em parceria com o fotógrafo Fernando Laszlo, expôs "Dados" na Galeria Millan, 1998. É também autor do livro “Mein Kalli Graphics”, de poemas manuscritos. Sua última exposição, “LUZESCRITA”, realizada em parceria com Arnaldo Antunes e Fernando Lazlo, realizada em 2010, foi apresentada na CAIXA Cultural Brasília em maio de 2014.
  
Serviço:
Exposição Blackberry – palavra e imagem de Walter Silveira
Local: CAIXA Cultural Brasília, Galeria Acervo - SBS, Quadra 4, Lotes 3/4, Edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefones: (61)  3206-9448 | 9449 
Abertura: 16 de setembro (terça-feira), às 19h
Visitação: De 17 de setembro a 9 de novembro de 2014
Horário: Das 9 às 21h, de terça a domingo
Ingresso: Entrada Gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Mais informações: 61 3206-9448 | 61 3206-9449

  • Compartilhe »
Buscar Release
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes