Onde você está: Skip Navigation LinksPortal Agência CAIXA de Notícias > Noticia
Portal Agência CAIXA de Notícias

06/08/2015 23h08 - Atualizado em 06/08/2015 23h08

TAMANHO DA LETRA
IMPRIMIR

​CAIXA CULTURAL COMEMORA 35 ANOS COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM RECIFE

A exposição de Abelardo da Hora é um dos destaques da programação, ao lado de palestras e espetáculos

Recife, Cultura

A CAIXA Cultural completa 35 anos no dia 12 de agosto. Para celebrar o aniversário, a programação das unidades culturais será especial durante todo o mês. Serão realizadas 21 apresentações musicais, 20 exposições, 13 oficinas, quatro exibições de filme, três espetáculos de teatro, entre outras atrações. No mês da comemoração são esperadas mais de 150 mil pessoas nas unidades da CAIXA Cultural do país.

Nos últimos três anos, a CAIXA investiu mais de R$ 214 milhões em cultura, contemplando 1.357 projetos. Apenas em 2014, o investimento foi de R$ 89 milhões em 324 projetos culturais apresentados nas sete unidades em funcionamento: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife e Curitiba. Ano passado, mais de 1,6 milhão de pessoas visitaram as unidades da CAIXA Cultural.

Chamado inicialmente de Conjunto Cultural, o primeiro espaço foi aberto em Brasília no ano de 1980. Desde então, a CAIXA já inaugurou unidades em outras seis capitais do país: Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Recife, ampliando seu impacto no cenário cultural brasileiro.

Para comemorar a data, a CAIXA Cultural Recife preparou uma programação especial para todo o mês de agosto, começando no dia 12, com a abertura da exposição “Abelardo da Hora – 90 anos de arte”, às 19h. Nos dias 7, 8, 14 e 15 o teatro recebe o espetáculo musical infantil Pelo Mundo com Mawaca, que leva o público mirim a viajar pelo mundo por meio de uma trama repleta de sons e histórias. Nos dias 12 e 13 haverá palestra e oficina sobre musicalização infantil e a oficina Viajando com Mawaca. Nos dias 14 e 15 acontece o seminário Arte & Educação, sob o espírito modernista em Pernambuco e no dia 16 a oficina De Olho na Estampa – Portinari, onde os participantes aprenderão técnicas de estamparia a partir da observação de temas retratados na arte de Portinari.

A agenda do dia 18 é o concerto da Orquestra Criança Cidadã e também o início da mostra Cinema: Autorretratos: Documentários Autobiográficos, que segue até o dia 29 reunindo o que há de mais significativo na produção de documentários nos quais os próprios diretores são o foco de suas câmeras. Nos dias 20 a 22 e 27 a 29 a cia britânica The Paper Cinema apresenta a peça Odisseia, que reconta o clássico grego, de Homero, com recursos de animação. O oboísta Ricardo Rodrigues fará um concerto no dia 25 e no dia 27 estreia a exposição Shtim Shlim: o sonho de um aprendiz, uma instalação performática com narração proposta pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, baseado no conto Berbere Shtim Shlim.

História da CAIXA Cultural Recife
Em Recife, a CAIXA Cultural foi inaugurada em 15 de maio de 2012, no histórico prédio Arnaldo Dubeux, situado no quarteirão formado pelas ruas Bom Jesus, Barbosa Lima e Alfredo Lisboa, em frente à praça do Marco Zero, cartão postal da capital pernambucana. O prédio de estilo neoclássico foi projetado pelo arquiteto francês Georges Henry Munier para ser a sede do Bank of London & South América Limite. Em 1977, o banco foi vendido para a Bolsa de Valores de Pernambuco e da Paraíba – BRV e funcionou como sua sede até 2001. Em 2006, o espaço foi adquirido pela CAIXA Econômica Federal. A edificação foi reformada e restaurada até ser aberta ao público em 2012.

De 15 maio de 2012 a 31 de julho de 2015 a CAIXA Cultural Recife realizou 219 eventos e recebeu um público de mais de 410 mil visitantes. Já passaram pelo espaço mostras como a dos pintores Salvador Dalí e Ruan Miró, do quadrinista Ricardo Liniers, do xilogravurista Goeldi, do artista plástico Alexandre Farto, alem dos cantores Geraldo Azevedo, Zizi Possi, o pianista Artur Moreira Lima e tantas outras atrações nos gêneros da música, dança, teatro, cinema, artes visuais e cursos diversos.

Recepção de aniversário:
Para comemorar os 35 anos, o banco vai preparar um café da manhã para quem passar pela CAIXA Cultural no dia 12 de agosto. O evento começa às 9h e será realizado nas sete unidades.

Serviço
35 anos da CAIXA Cultural
Local: CAIXA Cultural Recife, Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo. – 3425-1900/1915
Data: 12 de agosto de 2015

Informações:
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural:
Juliana Romão (81) 99739-3366 / julyromao@hotmail.com
Fabrício Barbosa – (81) 99768-1454 – cultura.pe@caixa.gov.br

https://www.facebook.com/CaixaCulturalRecife
www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias | @imprensacaixa | imprensa.loterias@caixa.gov.br

  • Compartilhe »
Buscar Release
  • Selecionar uma data no calendário.
    Selecionar uma data no calendário.
Agência CAIXA nas Redes
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Atenção! ⚠️ A Fórmula Mágica do Natal @CAIXA promete muita aventura. Por isso, vá com roupas leves e sapatos confor… https://t.co/UzWYRlzF5X
    7 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    📽️ A magia do Natal já está no ar! Até 6 de janeiro, o público de Brasília pode participar da “A Fórmula Mágica do… https://t.co/mXUUAZuFF0
    7 horas atrás
  • ImprensaCAIXA ‏@ImprensaCAIXA
    Para celebrar a abertura da “A Fórmula Mágica do Natal CAIXA”, influenciadores digitais e jornalistas de Brasília f… https://t.co/2bsOM9tUxn
    9 horas atrás